Cotidiano

Agronegócio movimenta economia no campo e na cidade

Ao contrário do que muitos imaginam, o agronegócio não está relacionado somente ao campo. Ele também movimenta a economia na cidade, com os fretes, compra de combustível, investimentos em maquinários para plantação, insumos agrícolas e até a moda.

Diretamente, somente na venda do produtor de soja para o comprador do grão, a Comissão Organizadora da Colheita da Soja estima um faturamento de R$ 170 milhões. Indiretamente, a cifra é bem maior. “Todos os valores agregados ao faturamento da soja movimentam nossa economia. Embora não tenhamos números exatos, somos conscientes que o desenvolvimento da cultura da soja pode resultar no crescimento de diferentes setores em Roraima”, comentou o presidente da COC Soja 2019, Fábio Fukuda.

É o caso de Talita Canal, proprietária de uma empresa de produtos agropecuários. Natural de Videira, no interior de Santa Catarina, ela veio para Roraima com a intenção de abrir um negócio. “Chegando aqui, vi uma oportunidade ainda maior de mercado. Percebi essa brecha de mercado dos insumos agrícolas, que não estava conseguindo atender a demanda existente”, contou.

Hoje, Talita emprega 12 funcionários diretamente, sem contar os empregos gerados indiretamente. A empresa presta consultoria para os produtores rurais e vende insumos agrícolas, sendo representante de marcas de fertilizantes, sementes de pastagem, produtos para controle de pragas e doenças e defensivos agrícolas.

“Nossa consultoria é dada para todo produtor rural. Para os produtores de hortifruti, soja, arroz, algodão, milho, gado, pastagem, peixe. A gente conta com uma equipe de agrônomos e técnicos que faz a visita a esses produtores”, explicou.

Agora ela também investe no mercado de vestuário, com a abertura de uma loja country. “São roupas para todas as idades, desde o bebê até o adulto. Sai a família todinha daqui de bota, chapéu, calça e camisa…”.

 

Feira de agronegócios

De 4 a 7 de setembro, no Parque de Exposições Dandãezinho (BR-174 Norte), será realizado o Roraima AgroShow, a mais inovadora feira de agronegócios da Amazônia. Mais de 60 empresas, de diversos setores, participarão do evento, o que evidencia a área como mola propulsora da economia no Estado.

Durante os quatro dias de evento, serão realizadas palestras e oficinas gratuitas, rodadas de negócios, exposições de maquinários agrícolas e de tecnologias, leilões e a grande abertura da colheita da soja no cerrado de Roraima – safra 2019, voltados para empreendedores do agronegócio, produtores rurais, comerciantes e acadêmicos. Haverá ainda rodeios, exposições de animais e shows.