Cotidiano

Altas taxas de violência motivam pedido de auditoria na Sesp

O documento tomou como base dados do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública que apontam Roraima como um dos primeiros no ranking de crimes violentos

O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) comunicou nesta sexta-feira (27) que protocolou pedido de auditoria na Secretaria de Segurança Publica (Sesp) junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCERR). A representação teria sido motivada pelas altas taxas de violência registradas no estado.

O documento tomou como base dados do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado no último dia 10. Nele, foi apontado que Roraima terminou 2018 com 348 crimes violentos letais intencionais, que representam 66,6 mortes para cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional foi de 27,5 por 100 mil.

O pedido feito pelo procurador Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, no dia 19 deste mês, solicita a quantificação e descrição do destino dos recursos aplicados na Segurança Pública do Estado, como também o levantamento de todos os contratos vigentes e número de servidores efetivos e comissionados.

“É de conhecimento de toda a sociedade roraimense que a Secretaria de Segurança Pública do Estado está deficitária de efetivo policial (…) diante disso, tem ocorrido o aumento dos casos de violência”, diz um trecho do documento.

Em fevereiro deste ano, o Governador Antonio Denarium cancelou o concurso público para a Polícia Civil cujas provas estavam suspensas por determinação do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). À época, foi divulgado que 30 mil pessoas estavam inscritas no certame que aconteceria após 17 anos do último realizado em 2002.

A disputa entre organizações criminosas brasileiras e venezuelanas no Estado, também integra a representação.

Procurada, a Sesp informou que até o momento não foi notificada sobre representação do MPC. Mas tão logo for notificada irá se pronunciar.