Cotidiano

Aluna de Boa Vista vence concurso nacional de desenho da CGU

A finalidade com o concurso é despertar neles o interesse por temas como controle social, ética e cidadania

É de Boa Vista, uma das vencedoras do Concurso Nacional de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU). Quem se destacou dentre milhares de alunos em todo o Brasil, foi a aluna Ângela Carneiro, da Escola Municipal Hilda Franco de Souza, a única representante do estado de Roraima. Com seu desenho, a menina de apenas 8 anos, retratou o tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja”.

O concurso está em sua 11ª edição, e é realizado anualmente com alunos das escolas públicas e privadas de todo o país. O intuito é despertar neles o interesse por temas como controle social, ética e cidadania, por meio da reflexão e do debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na comunidade.

Boa Vista mobilizou 43 escolas através dos arte-educadores da rede municipal de ensino, uma das maiores adesões de todo o país. Foi numa destas aulas de artes que a aluna mostrou todo o seu potencial artístico. Ela nem imaginou que chegaria tão longe, e que em breve, ganhará um tablet como premiação e um certificado de reconhecimento da CGU.

“Estou alegre e feliz por ter ganhado. Eu quis passar algumas lições do tema. Fiz uma moça ajudando uma idosa a atravessar a rua, uma pessoa limpando o chão com muitas folhas, uma mulher jogando o lixo no lixeiro e um homem devolvendo uma chave que a mulher deixou cair do carro. Sempre faça o certo, porque é bom e agrada a Deus”, declarou a menina.

Sua orientadora é a arte educadora Sandy Magalhães, que também receberá a premiação.  “A aluna Ângela estuda no 2º ano, é muito dedicada, criativa, gosta de participar das aulas de artes, e sempre se destaca nos desenhos. Nesse dia, ela ficou até um pouco mais se dedicando no desenho, e conseguiu mostrar várias ações relacionadas ao tema, a questão do respeito, empatia, compaixão, cuidado com o meio ambiente”, disse.

A mãe Elizamara da Silva, está orgulhosa da filha que, segundo ela, é muito esforçada e inteligente. “Tenho uma menina abençoada, ela merece porque se esforça e é muito inteligente. Estou feliz por ela. Lindo demais o seu desenho, bem inspirador, porque hoje em dia está difícil ver pessoas fazendo o que ela fez no desenho”, declarou.

O Concurso

A 11ª edição do concurso de Desenho e Redação mobilizou mais de 3 milhões de participantes, no caso, estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano/ 6º ao 9º ano), Médio e Educação de Jovens e Adultos. Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos concorreram com o “Desenho”. As demais categorias concorreram com a “Redação”.

As escolas também participam na categoria Escola-Cidadã, com os trabalhos do tipo “Plano de Mobilização”. Foram 15 desenhos vencedores, 24 redações, e 9 escolas se destacaram em seus planos de mobilização.