Cotidiano

Aluno da Estácio é escolhido para o projeto NAF Student Board

Anthony dos Santos Lima fará parte de um grupo de estudantes que será formado por acadêmicos de todo Brasil para desenvolver o projeto

Este ano a coordenação nacional dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal iniciou a implantação de um novo projeto, o NAF Student Board, que visa estimular engajamento e participação estudantil nas diversas ações promovidas pelo Núcleo Contábil e Fiscal.

Um grupo de estudantes será formado por acadêmicos de todos os estados do Brasil para desenvolver o projeto. De Roraima, o acadêmico de Ciências Contábeis da Estácio da Amazônia, Anthony dos Santos Lima, foi o escolhido para fazer parte desse projeto nacional.

Segundo o coordenador do NAF da Estácio da Amazônia, Eduardo Merlim, o projeto vai tornar a vivência do acadêmico no Núcleo ainda mais dinâmica. “Vão ser discutidas com os alunos as ações e capacitações de cursos e palestras que auxiliem no atendimento a comunidade com ações de cidadania. A proposta é inserir um novo layout de comunicação jovem facilitando as relações humanas”, garante o professor.

Ele lembra que o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior, em que o objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. Em Roraima, três instituições são credenciadas para oferecer os atendimentos à comunidade.

“Os acadêmicos selecionados terão a oportunidade de passar por capacitações, oferecidas pelo NAF, que são relevantes para a carreira”, ressalta, destacando como importantes os cursos sobre Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial (DITR), Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), atualização de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Microempreendedor Individual (MEI), E-CAC, comércio exterior MEI, folha de pagamento do MEI, e-Social, malhas fiscais e obrigações tributárias.