Cotidiano

Alunos conhecem a dinâmica de produção de conteúdo jornalístico

Ao todo, 30 alunos do curso técnico em agropecuária do IFRR Amajari, participaram da visita técnica realizada na tarde desta quinta-feira, 15, na redação do Grupo Folha BV

Conhecer a dinâmica de uma redação jornalística e dos elementos que compõe a construção de jornal impresso. Essas foram as finalidades da visita de alunos do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Roraima (IFRR) na redação do Grupo Folha BV de Comunicação. A atividade foi realizada no início da tarde desta quinta-feira, dia 15.

Coordenada pelo professor José Vilson Martins, a ação faz parte de um projeto voltado para o incentivo a leitura dos estudantes do Campus Amajari. Ao todo, 30 alunos do curso participaram da atividade de hoje.

“Nós sabemos que os jovens de hoje têm dificuldades com a leitura, principalmente em razão da carência de um conteúdo de qualidade. Esse projeto surge com o intuito não só de ajudar a melhorar o hábito de ler, mas também fazer com que aproveitem o material que eles têm em mãos para destacar a comunidade em que eles vivem”, destacou.

Olhares atentos, muitos aproveitaram para tira dúvidas sobre como funciona o modelo de apuração de informações por parte dos repórteres que compõem os site FolhaWeb e a Folha Impressa.

Repórteres e editores explicam o passo a passo da apuração jornalística (Foto: Diane Sampaio/Folha BV)

“A dúvida que eu tinha era mais em relação a como é que os repórteres fazem a abordagem da informação com os entrevistados e acabou que a chefe de redação deixou bem claro que essa interação pode ocorrer de várias maneiras. Seja pelo contato direto com a fonte ou simplesmente fazendo contato via telefone. É bem dinâmico”, comentou Mirian Macuxi, 15 anos.

Basicamente, o projeto dos estudantes prevê a criação de um jornalzinho que contenha informações variadas, desde os cursos que a unidade oferece, dicas das áreas técnicas e básicas para a comunidade, orientações de comportamento para os alunos frente a realização de exames educacionais, entre outras questões.

“Por ser o nosso primeiro projeto voltado a montagem desse tipo de material, a gente sempre tem dúvidas de como funciona essa dinâmica de apuração de informações, e foi muito bacana ter essa conversa para ir acostumado com esse tipo de atividade”, avaliou a estudante Fernanda Avelino, de 15 anos.

As estudantes Mirian Macuxi e Fernanda Avelino avaliaram como positiva a visita técnica ao jornal (Foto: Diane Sampaio/Folha BV)

Outra visita de estudantes, desta vez do curso técnico de aquicultura, deve ocorrer no dia 27. A expectativa é que o projeto sirva não só para destacar o Campus Amajari, mas também que passe a ser adotado por outras unidades do IFRR.