Cotidiano

Alunos de Nutrição apresentam alimentos com micro-organismos

O objetivo da iniciativa foi apresentar os experimentos realizados pelos alunos

Com o objetivo de foi apresentar os experimentos realizados pelos alunos, a partir do estudo sobre as alterações benéficas dos micro-organismos nos alimentos. A  3ª Mostra Acadêmica de Microbiologia dos Alimentos, promovida pelos acadêmicos de Nutrição do Centro Universitário Estácio da Amazônia nessa segunda-feira (06), mostrou alimentos preparados de uma forma diferente.

De acordo com a professora Katherine López Vásquez, é necessário desmistificar essa ideia de que os micro-organismos só existem para ocasionar doenças a partir da ingestão de água ou alimentos contaminados. “Alguns desses micro-organismos são utilizados pela indústria de alimentos, para produção de alguns tipos de alimentos e para preservação de algum tipo de alimento”, informa.

E para apresentar o lado benéfico dos micro-organismos como fungos, a 3ª Mostra de Microbiologia dos Alimentos contou com alimentos que foram preparados pelos acadêmicos, por meio da interação entre micro-organismo e alimento, que modifica as características originais desse alimento e transformam em um novo.

“Assim os alunos do 3o período da Nutrição que estão fazendo a disciplina de ‘Microbiologia dos Alimentos’, se reuniram em grupo e cada grupo preparou um tipo de alimento diferenciado. Todos eles explicaram o procedimento e levaram o alimento para degustação”, informou a professora.

Além disso, um material informativo foi elaborado por cada grupo, com as receitas para a produção do alimento a partir da utilização do micro-organismo e com a fundamentação teórica para esse procedimento. Dentro dessa prática, os alunos levaram para a mostra queijos, iogurtes, vinhos, cidras, licores e pães.