Cotidiano

Alunos de projetos sociais participam de desafio Unicef

O objetivo do selo é contribuir na implementação de programas e políticas públicas em prol da infância e adolescência

“Promover a educação para cidadania democrática”. Foi com esse tema que os integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) da Prefeitura de Boa Vista, cumpriram nessa segunda-feira, 9, o desafio 5, proposto pelo Selo Unicef (2017-2020). O encontro aconteceu no Centro de Artes e Esportes, no Parque Germano Augusto Sampaio.

O objetivo do selo é contribuir na implementação de programas e políticas públicas em prol da infância e adolescência, além de prevenir e enfrentar as formas extremas de violência na cidade.

O Desafio 5 foi executado em três atividades, a primeira com uma roda de conversa e dinâmica. Em seguida, os adolescentes apresentaram os cartazes informativos produzidos por eles. A terceira etapa será a ida deles ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para estimular o interesse no exercício da cidadania democrática.

“Este mês, vamos desenvolver diversas atividades com os jovens dos núcleos. O objetivo é justamente sensibilizar e fomentar o contexto de trabalhado durante toda a edição. Por meio das atividades, os adolescentes elaboram problemas e soluções, com a realização de mural e cartazes e com temas que vão servir para o desenvolvimento deles na sociedade”, explicou Rosiane Ramalho, mobilizadora do Núcleo de Adolescentes.

Yohana Sampaio, 17 anos, é presidente do Núcleo de Cidadania de Adolescentes. Após buscar conhecimentos sobre o direito de votar, ela e seus amigos levaram o assunto para o encontro.

“Estamos tendo a oportunidade de adquirir novos conhecimentos que são importantes para os adolescentes, votar aos 16 anos é um deles, muitos não sabiam, ou seja, vamos somar para o futuro do país. Aqui no núcleo aprendemos que temos voz e podemos fazer a diferença no Brasil, sem dúvida, estamos em um ambiente de transformação”, disse Yohana.

Programação

Quarta-feira, 11, às 14h30 os desafios continuam. Desta vez o tema trabalhado será: “Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo”. A ideia é promover a integração através do esporte seguro com diversas modalidades, como queimada, vôlei, dama e futsal.

O tema “Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade”, também vai ser abordado, para assim, sensibilizar os adolescentes sobre a prevenção da obesidade através de um lanche saudável.

No dia 16 de março às 14h30, a programação continua. O Núcleo encerrará as ações planejadas para o mês de março com uma capacitação para os adolescentes do NUCA sobre “Prevenção da gravidez não intencional na adolescência”, a qual será ministrada por um profissional da Atenção Básica de Saúde do Município de Boa Vista.

Todas as atividades acontecerão no Centro de Artes e Esportes, no Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia.

NUCA – O Núcleo de Cidadania de Adolescentes é formado por adolescentes de 12 a 17 anos que também integram o Projeto ArtCanto. O projeto visa oportunizar aos alunos atividades como: desenvolver a cultura do canto coral e numa perspectiva social, buscando desenvolver o acompanhamento escolar e familiar e visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários.