Cotidiano

Alunos do Insikiran desenvolvem projeto de alimentação indígena

Produção integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais

As alunas do curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Instituto Insikiran da UFRR, Elizete Camilo Araújo e Luciana Alves da Silva desenvolvem no mês de fevereiro de 2020, um projeto de integração Lavoura-Pecuária-Floresta na comunidade indígena Napoleão, região da Raposa Serra do Sol, município de Normandia-RR.

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.

A meta deste projeto é difundir esta tecnologia como estratégia de diversificação alimentar com base na culinária da Amazônia Brasileira, além de buscar melhoria do estado nutricional e qualidade de vida dos povos indígenas de forma sustentável.

O projeto faz parte do Programa Indígena de Gestão em Saúde e Meio Ambiente, coordenado pelo Prof. Dr. Eliseu Adilson Sandri, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão – PRAE.

Aterro sanitário

As alunas do curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Diana Calixto da Silva e Naiane Souza da Silva desenvolvem no mês de janeiro de 2020, um projeto de Aterro Sanitário Simplificado para a Comunidade Indígena Malacacheta, região Serra da Lua, município de Cantá-RR.

O aterro sanitário simplificado e de pequenas dimensões foi definido como uma proposta para comunidades indígenas de Roraima, considerando os condicionantes físicos locais, adequando o método de operação numa relação de viabilidade econômica, minimização de impactos ambientais e da otimização de custos.

O projeto tem como finalidade de evitar o descarte inadequado de materiais não recicláveis que podem prejudicar o meio ambiente nas comunidades indígenas, nas ações de promoção da saúde e na busca da melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas.

O projeto faz parte do Programa Indígena de Gestão em Saúde e Meio Ambiente, coordenado pelo Prof. Dr. Eliseu Adilson Sandri, com a parceria do curso de Geologia da UFRR e com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão – PRAE.