Cotidiano

Alunos recebem dicas sobre como usar a web de forma positiva

Bate-papo reuniu adolescentes de 12 a 17 anos

A empatia leva as pessoas a se importarem umas com as outras, a terem um convívio mais leve e sem julgamentos. Pensando nisso, o programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, realizou um bate-papo com adolescentes de 12 a 17 anos, para inspirá-los a cultivarem mais ainda esse hábito. O encontro ocorreu na tarde deste sábado (26).

A jovem Carla Moura, de 15 anos, treina jazz na instituição há dois anos. Ela explica que já conhecia a palavra empatia, mas desconhecia isso no cotidiano, tanto que no encontro percebeu que precisa ter mais essa atitude com os amigos e a família. “Percebi que preciso melhorar, conversar mais com as pessoas. Esse bate-papo foi importante, porque a gente extravasa aqui. Chega triste e sai feliz”, compartilhou.

O encontro foi conduzido pela psicóloga do Abrindo Caminhos, Camila Sales, para orientar os alunos sobre se importar com o próximo, pois caso alguém esteja passando por algum problema ou aflição, o adolescente pode ser um ombro amigo, em vez de ser indiferente. “Se colocar no lugar do outro, que precisa de ajuda. Também no lugar dos pais, pois uma dificuldade dos adolescentes nessa idade, é pensar que eles não entendem nada”, disse.

A profissional explica que o bate-papo foi solicitado pelos alunos, que gostaram do primeiro encontro ocorrido no mês de setembro, sobre valorização da vida e os cuidados com a saúde mental. “Aqui eles se sentem acolhidos e fazem amigos. Isso pode ajudar muito, porque as vezes se sentem perdidos ou soltos neste mundo cheio de problemas e de cobranças”, disse.

Redes Sociais

Além do papo sobre empatia, os alunos também aprenderam sobre como usar as redes sociais, em três segmentos: comercial, profissional e o relacionamento, lições dadas pelo publicitário Ricardo Freitas. O próximo encontro dos alunos será no último sábado do mês de novembro.

O programa do Poder Legislativo atende crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, com futebol, jazz, balé, ginástica rítmica, jiu-jítsu, informática, coral e teatro. O Abrindo Caminhos está localizado na avenida São Sebastião, nº 883, bairro Cambará. Mais informações pelo telefone 98402-5014.