Cotidiano

Alunos se preparam para Enade e Exame da OAB com gincana jurídica

O exame da OAB é pré-requisito para que o bacharel em direito

Acontece nesta quarta-feira (13) mais uma edição do ‘Bate e embate jurídico’ do curso de Direito do Centro Universitário Estácio da Amazônia. A atividade será realizada no auditório da instituição, às 18h45 e terá a participação de cinco equipes, cada uma com 20 alunos. A disputa é para saber qual equipe consegue se destacar demonstrando maior conhecimento jurídico.

A gincana foi criada com objetivo de criar mais uma oportunidade para os alunos da Estácio se prepararem para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O exame da OAB é pré-requisito para que o bacharel em direito receba a carteira e passe a atuar na advocacia.

Além do treinamento para o exame, o evento proporciona maior integração entre os alunos e professores, desenvolve o espírito participativo, de liderança e motivação.

A dinâmica da gincana inclui disputas com questões subjetivas na primeira e segunda etapa da competição e cada fase possui 10 questões.  Na primeira etapa os alunos respondem a questões de ‘certo’ e ‘errado’, já na segunda, as respostas são de múltipla escolha. Apenas duas equipes seguem para a final, que é a fase de debates.

A professora Rozinara Alves, coordenadora de extensão do curso de Direito da Estácio, explica que esse momento proporciona aos estudantes a prática jurídica da defesa oral.

“As equipes defendem um tema relevante, geralmente que o Supremo Tribunal Federal (STF) já tenha julgado. Para essa etapa, a gincana conta com uma banca formada por quatro professores que avaliam qual equipe se saiu melhor e merece ganhar o embate jurídico”, completa. A equipe campeã leva troféu. Os alunos dos grupos que ficarem em segundo e terceiro lugar ganham medalha. A coordenadora lembra ainda que, por ser um projeto de extensão, todos os alunos participantes vão ganhar 20 horas complementares.