Cotidiano

Amazonas registra 1.394 novos casos de covid no final de semana

Informações são do Boletim Diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do AM

O Estado do Amazonas voltou a registrar altos índices de coronavírus e contabilizou 1.394 mil casos da doença somente neste final de semana. As informações são do Boletim Diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Dos 1.394 mil casos confirmados, 1.214 foram registrados no sábado (19) e mais 184 no domingo (20). Até agora o estado vizinho totaliza 131.757 casos da doença. 

Do total de novos casos confirmados da doença no Amazonas no sábado, 77 foram detectados por RT-PCR, que aponta casos novos que estão entre o 3º e 6º dias da doença, e 1.137 por testes rápidos, que identificam os anticorpos, com data de início dos sintomas entre, pelo menos, oito e 60 dias ou mais das primeiras manifestações da Covid-19. Do total de casos detectados por RT-PCR, 49 são na capital e 28 no interior do estado. Já no domingo, do total de novos casos confirmados da doença no Amazonas, 18 foram detectados por RT-PCR e 166 por testes rápidos.

MOTIVAÇÃO – Segundo a FVS-AM um dos motivos para o aumento abrupto de casos confirmados ocorre em razão da falta de atualização de dados dos municípios para o Estado. “O boletim deste sábado (19/09) também registra aumento abrupto de casos confirmados no município de Carauari que, desde o dia 29 de agosto, não atualizou as informações e notificou 539 casos confirmados em atraso”. A instituição não afirma, porém, o motivo da falta de renovação das informações.

MORTES – Embora o percentual de casos confirmados da doença tenha subido no Amazonas, o índice de mortes por covid permanece na média habitual. No sábado foram confirmados cinco óbitos por Covid-19 ocorridos nas últimas 24 horas, sendo três em Manaus e dois no interior do estado. Além disso, foi registrado um óbito por confirmação diagnóstica chegando ao número de seis mortes. No domingo foram confirmados três óbitos por Covid-19 ocorridos nas últimas 24 horas, sendo os três no interior do estado, elevando para 3.959 o total de mortes no Amazonas.