Cotidiano

Amazonenses estavam no mesmo voo do brasileiro que contraiu vírus

A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) confirmou nessa quinta-feira (27) que duas pessoas de Manaus estavam no mesmo voo em que estava o homem de 61 anos, que é o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil. 

O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, informou que as pessoas, que são da mesma família, não apresentam sintomas da doença, mas estão sendo monitoradas como precaução, e que visitas aos dois amazonenses ocorrem duas vezes ao dia, “além do que também coletamos alguns exames deles”, ressaltou.

A Susam afirmou que não há casos suspeitos ou confirmados no Amazonas, do novo coronavírus, mas o secretário informou que há uma recomendação para que ambos fiquem em casa. O período de incubação do vírus também é um fator a ser observado. Somente depois de no máximo 20 dias o caso deixa a fase de isolamento. 

A recomendação é que pessoas que estiveram em países da Ásia e da Europa, ou entraram em contato com quem esteve nessas regiões, fiquem atentas aos sintomas, como febre aliada à tosse, dificuldade para respirar ou dor de garganta.