Cotidiano

Anatel recomenda denúncia de má qualidade de serviço

Ausência do sinal também implica no rendimento dos serviços das empresas e trabalhadores autônomos, podendo perder prazos de entrega e de envio de declarações.

A população em Roraima sofreu novamente com a qualidade do serviço de internet neste final de semana por conta de um rompimento de fibra ótica na região que liga o Amazonas ao Pará, resultando em lentidão e instabilidade.

Além de impedir momentos de lazer pelo acesso de filmes e vídeos pela internet, a ausência do sinal também implica no rendimento dos serviços das empresas e trabalhadores autônomos, podendo perder prazos de entrega e de envio de declarações.

O problema é que por conta do alto volume de reclamações, a população acaba se habituando à má qualidade do serviço e esquece que pode tomar algumas providências e até algumas medidas de ressarcimento.

A principal delas é buscar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que recomenda que os consumidores dos serviços de telecomunicação busquem o direito de registrar as reclamações contra as operadoras. Na lista de recomendações, a Agência define até o passo a passo que deve ser executado pelos consumidores.

PASSO A PASSO – Em primeiro lugar, a Anatel recomenda que o consumidor fale primeiro com a sua operadora, anote e guarde o número do protocolo fornecido no momento do atendimento. Caso a operadora não responda ou se a resposta não for adequada, o consumidor deve entrar em contato com a Anatel, através da central de atendimento 1331, que funciona de 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis. O mesmo procedimento deve ser adotado, de anotar e guardar o número do protocolo fornecido.

A partir daí, o consumidor tem cinco dias úteis para acompanhar o prazo para a resposta da operadora. Caso a operadora não responda ou envie uma resposta não adequada, o consumidor deve voltar a entrar em contato com a Agência.

A Anatel diz ainda que as reclamações recebidas contra as operadora  facilitam e auxiliam a interação com as operadoras de serviços de telecomunicações. “A Anatel monitora a quantidade e o motivo das reclamações contra cada operadora, o tempo que elas levam para responder e a qualidade das respostas para cobrar delas um nível de atendimento cada vez melhor”.