Anatel trabalha em nova rede para trazer internet do Amazonas - Folha de Boa Vista
FIBRA ÓPTICA
Anatel trabalha em nova rede para trazer internet do Amazonas
A equipe técnica da Anatel confirmou à informação ao deputado federal Renato Queiroz essa semana
Por Folha Web
Em 30/04/2022 às 14:00
A Anatel é a entidade responsável por coordenar obras da Infovia Boa Vista.(Foto: Divulgação)

Até o próximo ano Roraima deve ganhar uma nova infraestrutura para ampliar o acesso à internet, uma das principais queixas da população de modo geral. A infovia Boa Vista será a rede de fibra óptica que levará conexão do Amazonas até os munícipios roraimenses e deve ter seu estudo de viabilidade finalizado no início do segundo semestre desse ano.

A informação é do deputado federal Renato Queiroz (PSD), que manteve reunião com a área técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esta semana, em Brasília. A entidade será responsável por coordenar a iniciativa na região Amazônica.

A infovia Boa Vista faz parte dos três próximos projetos que serão priorizados pela Anatel dentro do Programa Norte Conectado (RNP), iniciativa que quer expandir a infraestrutura de comunicação na região Amazônica. Para isso, o programa federal pretende implantar na bacia amazônica oito infovias, visando atender a demanda de melhoria no acesso à internet.

“É um projeto gigante que levará maior conectividade até Boa Vista. A rede de fibra óptica chegará em Caracaraí pelo rio e seguirá via terrestre até Boa Vista. O cidadão de Roraima, que vem sofrendo com as constantes dificuldades de acesso à internet, terá mais um projeto em favor de uma conexão de qualidade”, explicou o parlamentar.

Reunião foi esta semana (Foto: Divulgação)

Renato Queiroz informou ainda que nos próximos dias vai buscar dialogar com os principais atores envolvidos nesse projeto para tentar agilizar sua execução. “Estamos atuando para que o estudo de viabilidade seja realizado o mais breve possível para agilizar o início das obras. O povo de Roraima tem pressa e estaremos aqui para buscar solucionar qualquer tipo de entrave”, destacou.

A infovia Boa Vista será ligada ao município de Vila de Moura, localizado no Estado do Amazonas, e chegará a Roraima passando por Caracaraí até Boa Vista. Para que o serviço de internet alcance a capital do Estado serão utilizados cerca de 580 km de cabos de fibra óptica, sendo 440 km subfluvial e 140 km por terra.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
15
2
Cadastrar-me Enviar Comentário
SANTOS disse: Em 02/05/2022 às 09:03:55

"- Medidas como essa já deveriam haver sido pensadas há muito tempo. Primeiro porque o cabeamento atualmente existente, utilizado por todas as operadoras provedores de internet por fibra ótica em Roraima, vive sofrendo com o recorrente rompimento, diversas vezes por mês e, algumas vezes, por semana. Segundo, diligente como é, o Exército Brasileiro vem provendo todo o interior da Amazônia com cabeamento de fibra ótica utilizando o leito dos rios que compõem a Bacia Amazônica. O projeto já vem sendo executado há algum tempo com o lançamento de milhares de quilômetros de cabos. Sendo a Embratel uma empresa estatal, já deveria haver-se aliado ao EB para atender à sociedade."