Cotidiano

Animais domésticos devem ser vacinados anualmente contra a raiva

Em 2019 o estado de Roraima vacinou aproximadamente 55.000 animais. Em 2020 a expectativa é ultrapassar a meta

O Dia Mundial de luta contra a Raiva é lembrado em 28 de setembro. A data marca a importância de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença, que pode ser transmitida para qualquer mamífero – animal e humano.

A transmissão se dá normalmente pela mordida de animais infectados. Mas também existe a possibilidade de se contrair a doença pelo contato da saliva do animal raivoso diretamente nos olhos, mucosas ou feridas.

PREVENÇÃO – Atualmente, a segurança e a eficácia das vacinas para pessoas e animais são uma das estratégias mais importantes para o controle da raiva. Por isso, animais domésticos devem ser vacinados anualmente contra a doença.

Também é importante evitar aproximação de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocar neles, sobretudo quando eles estiverem se alimentando ou dormindo.

Contudo, se você for agredido por um animal, lave o ferimento abundantemente com água e sabão e passe um antisséptico. Mas isso não é o suficiente. É fundamental procurar assistência médica e informar detalhes do acidente ao profissional de saúde, se o animal tem dono, o local do acidente, entre outros.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacina e soro antirrábico.

ESTADO – A Secretaria de Saúde informou por meio de nota que o Estado de Roraima recebe as vacinas do Ministério da Saúde e repassa aos municípios para que estes realizem as campanhas de vacinação em cada região, por ser a responsabilidade no processo.

A nota informa ainda que além do repasse dos imunobiológicos, a Sesau presta o apoio técnico para as coordenações municipais, por meio de treinamentos e capacitações em relação a aplicação e utilização dos insumos e reações adversas,  bem como a supervisão do trabalho.

Em 2019 o estado de Roraima vacinou aproximadamente 55.000 animais. Em 2020 a expectativa é ultrapassar a meta.

A Sesau informou que para as ações de vacinação este ano, já solicitou do Ministério da Saúde o repasse dos insumos e aguarda o recebimento previsto para o mês de outubro.

Ressalta que está prevista para o próximo mês uma oficina com as coordenações municipais para tratar sobre a campanha de vacinação, em virtude da necessidade de adoção de medidas de segurança por conta da pandemia.

PREFEITURA DE BOA VISTA – A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses realiza ações e serviços de saúde com a finalidade de prevenir, controlar e combater zoonoses de relevância para a saúde pública. As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas entre os animais e o homem como raiva, leishmaniose, leptospirose e outras.

Em relação a prevenção a raiva, a unidade oferece independentemente de campanha, a vacinação antirrábica canina e felina que ocorre durante todo o ano, na unidade e também na campanha de vacinação que esse ano ocorre no período de 10 a 31 de outubro.

Informamos ainda que de janeiro a agosto deste ano foram monitorados 1.587 animais agressores com suspeita de raiva.

A UVCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Centenário, 469, bairro Centenário.