Cotidiano

Aniversários e casamentos estão liberados, mas com restrições

Outra medida é a ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, que agora podem abrir das 5 da manhã até as 23 horas

Após analisar o cenário da pandemia do coronavírus em Boa Vista, duas semanas depois da publicação do último decreto de flexibilização do comércio, a Prefeitura de Boa Vista apresentou novas facilidades para o funcionamento de alguns setores na Capital, que passam a valer a partir desta sexta-feira (09).

Entre as medidas estão: a ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, que agora podem abrir das 5 da manhã até as 23 horas, mas com 30% de funcionários trabalhando.

Outra flexibilização ocorre no setor de eventos. Estão liberadas as celebrações de aniversários e casamentos, com no máximo 50 pessoas, e podem ser realizadas das 5h às 23h, mas sem a realização de shows. 

Os artistas podem ser apresentar em estabelecimentos como bares e restaurantes e em locais de eventos, mas é permitida somente a apresentação de três músicos, mas esses espaços não estão liberados para dança.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, informou que a flexibilização ocorre após a análise do cenário da pandemia do coronavírus. “Temos números que melhoraram e outros que se mantiveram estáveis e isso permite que a gente flexibilize um pouco mais a situação”.

Segundo ele, ainda não é o momento de se pensar que está tudo sobre controle. “Temos que ter controle em nossas atitudes. Os números podem mudar rapidamente. Então peço que todos tenham muita cautela, e não deixem as medidas de proteção de lado. Vamos fazer com esse cenário mude logo e possamos ter uma vida normal”, ressaltou.

O prefeito faz um alerta às lojas de conveniência que estão funcionando após o horário permitido. “Peço que contribuam, e quero relembrar que só podem funcionar no sistema delivery e drive trhu. Não queremos voltar a tomar medidas restritivas”, disse.

REDUÇÃO – O prefeito informou que a flexibilização do comércio está sendo possível porque houve uma redução de 36% na taxa de transmissão da covid-19, no número de novos casos. “A ocupação dos leitos de UTI [Unidade de Tratamento Intensivo], semi intensivo e clínicos reduziram consideravelmente nessas duas últimas semanas. Os leitos de UTI, por exemplo, estão abaixo de 50% de ocupação”. Ele comentou que o número de óbitos, embora não tenha reduzido nas últimas semanas, se manteve estável.