Cotidiano

Aparelhos ortodônticos falsos eram comercializados por venezuelano

O uso de aparelhos ortodônticos pode comprometer a arcada dentária

O Conselho Regional de Odontologia de Roraima (CRO/RR), juntamente com a Policia Civil, na manhã desta terça-feira (3), no centro da Cidade, deu fim ao comércio ilegal de aparelhos ortodônticos que pode comprometer a arcada dentária, que na maioria das vezes é saudável e não necessita de aparelho para correção.

O Conselho de Odontologia chegou ao homem de nacionalidade venezuelana que se passava por cirurgião dentista por meio de uma denúncia.

O venezuelano aproveitou que muitas pessoas adotam o uso por puro modismo. Parece mentira, mas o caso confirma que não é.  Na busca de status, junto aos amigos e colegas, essas pessoas arriscam a saúde colocando aparelhos dentários de maneira clandestina.

A cirurgiã-dentista presidente do CRO, Ananda Deva Noronha, disse que o Conselho já tinha pistas da prática e após desbaratar o suposto consultório na rua Araújo Filho faz o alerta para a prática perigosa.

“Sem o mínimo de capacitação e habilitação técnica sobre a odontologia, pessoas despreparadas realizam o procedimento, desconsiderando os diversos riscos para a saúde da população. A ação conjunta do Conselho de Odontologia e da Policia Civil apurou a denúncia e conseguimos tirar da rua mais uma pessoa que fazia mal a terceiros. Vale alertar a população que um tratamento ortodôntico se trata, antes de tudo, de um tratamento de saúde e não apenas um enfeite ou acessório. Foi apurado que no local não haviam condições mínimas de higiene, o que traz inúmeros riscos de transmissão de infecções e doenças, que podem ter sido transmitidas à população que foi usuária do serviço clandestino”, advertiu Ananda.

Junto com o comerciante venezuelano foram encontrados vários materiais coloridos, fios, backes, ligas e até banner de divulgação do serviço perigoso. A prática também diz respeito à qualidade dos materiais utilizados no procedimento, que podem danificar os dentes.

“A higiene bucal também fica comprometida, uma vez que não há o acompanhamento de um dentista para a devida orientação”, alertou a presidente do Conselho.

O venezuelano foi preso, conduzido ao 1ºDP, vai responder por exercício ilegal da odontologia e ficará à disposição da justiça.

Com informa do CRO/RR