Cotidiano

Aparelhos são entregues e governador critica ação de promotora

Durante a assinatura da Carta de Doação, Antonio Denarium criticou a promotora do MPRR, Jeanne Sampaio, pela retirada de parte dos equipamentos do depósito

A assinatura da Carta de Doação marcou oficialmente a entrega de equipamentos médicos hospitalares ao Estado pelo Ministério da Saúde. A cerimônia foi realizada na tarde dessa sexta-feira, 21, no Palácio Senador Hélio Campos.

Participaram do ato, o governador Antonio Denarium, o gerente de Projetos da Universidade Estadual da Paraíba, Paulo Barbosa, além de secretários estaduais, parlamentares das bancadas municipal, estadual e federal e a promotora do Ministério Público Estadual, Jeanne Sampaio.

Em sua fala, o governador Antonio Denarium criticou a ação realizada pela promotora Jeanne Sampaio, que um dia antes da entrega, retirou parte dos equipamentos do local onde estavam armazenados, aguardando a inspeção e liberação dos técnicos do Ministério da Saúde e da empresa LifeMed, protocolo obrigatório para a doação dos equipamentos ao Governo do Estado.

“Esse protocolo é obrigatório para verificar o funcionamento de todos os equipamentos, pois é a partir dessa inspeção que a empresa atesta a garantia de 1 ano.  Sem contar que os profissionais precisam ser capacitados para operar os aparelhos. E na quinta-feira, 20, fomos surpreendidos com a notícia de que a promotora Jeanne Sampaio havia ido ao depósito do governo, recolhido parte dos equipamentos e levado para a maternidade”, disse.

Denarium acrescentou que a forma como os itens foram transportados causou risco da perda de garantia dos equipamentos.

“Esses equipamentos não poderiam ser usados de forma alguma sem antes obedecer esses protocolos. Nós corremos, inclusive, o risco de perder a garantia desses aparelhos que foram transportados de maneira inadequada. Ela alegou que os equipamentos foram encontrados. Eles não foram encontrados, porque não estavam perdidos. Eles estavam guardados, desde o dia 5 de fevereiro, quando chegaram ao Estado, obedecendo esse protocolo, aguardando a chegada da equipe do ministério, universidade da Paraíba e do fabricante, o que aconteceu nesta sexta”, finalizou.

Foram doados 79 equipamentos, sendo 52 monitores cardíacos e 27 desfibriladores. Um investimento do MS de aproximadamente R$ 2,3 milhões. A doação foi feita através de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Universidade Estadual de Campina Grande (PB) e a empresa Lifemed.

Os equipamentos atenderão o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, do Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues e do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.