Cotidiano

Apenas dois casos de coronavírus confirmados em RR são em idosos

A maior parte dos casos atingiu pacientes entre 30 e 39 anos

Apenas dois dos 12 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) atingiram pacientes idosos, ou seja, de 60 anos ou mais. É o que aponta o perfil epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) na sexta-feira (27).

Outros três pacientes estão na faixa dos 50 a 59 anos. A maior concentração, o equivalente a 33% dos casos (4 pessoas) tem entre 30 e 39 anos, e mais três casos são de jovens entre 20 e 29 anos. O número de casos é igual entre os gêneros feminino e masculino, com seis casos cada.

Bonfim divulgou que os casos confirmados no município são de pacientes com 37, 54 e 65 anos, todos da mesma família. Já em Boa Vista, um relatório encaixa os casos em faixas etárias, mas também não detalha as idades de cada um dos pacientes.

Segundo relatório da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista (Semsa), considerando os dados até quinta-feira (26), em dois dos casos descartados na capital, o diagnóstico na verdade era H1N1, vírus descoberto há 11 anos, causador da doença conhecida como gripe suína, que se espalhou para mais de 100 países, incluindo o Brasil, e provocou a primeira pandemia do século 21.

Conforme o relatório municipal, considerando a distribuição dos casos pela cidade, não há, até o momento, grande concentração em um ponto especifico da capital. Há casos confirmados nas proximidades dos bairros Paraviana, Bairro dos Estados, Pricumã e Centenário.

Boletim

A nova atualização da Sesau informa que o Estado possui 72 notificações para o covid-19. Destes, 12 foram confirmados, 5 são suspeitos, 55 foram descartados.

Com relação às confirmações, 9 casos foram notificados em Boa Vista e 3 no município de Bonfim. Há ainda um caso suspeito em Mucajaí. Notificações em Rorainópolis e Pacaraima foram descartadas.

Dois casos da capital foram avaliados por infectologista na tarde desta sexta-feira (27), e segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), são considerados curados. Até o momento nenhum óbito foi registrado no Estado.

*Reportagem Yana Lima – Especial para a Folha BV