Cotidiano

Apenas duas viaturas fazem policiamento ostensivo na Capital

Profissionais dizem que tem mais de um ano que não é feita a troca do efetivo

Homens da Força Nacional informaram à Folha que estão sem condições de realizar o trabalho de policiamento ostensivo em Boa Vista.

Segundo um agente, que pediu para não ser identificado, o policiamento pelas ruas de Boa Vista era feito por 20 viaturas, mas atualmente só duas estão em atividade.

“A maioria das viaturas está sucateada. Além do mais, a tropa está sem uniforme e há quase 18 meses não acontece a troca do efetivo”, disse.

FORÇA NACIONAL – A Assessoria de Comunicação do Ministério da Justiça informou que as viaturas estão sendo recuperadas, mas há uma dificuldade muito grande de logística na região para a aquisição de peças e feitura de serviços e há uma pequena oferta de oficinas credenciadas e especializadas para atender as demandas da Força Nacional.

Esclareceu ainda que todas as viaturas que apresentaram algum problema estão em processo de manutenção, pois esse é o procedimento adotado na Força Nacional.

“Como essas viaturas serão doadas para o Estado, o serviço de manutenção deve ser bem feito, com peças de qualidade, mas por conta da dificuldade logística, como a falta de oficinas e de peças que, geralmente, precisam ser compradas em outros estados, como São Paulo, há essa demora na feitura dos serviços necessários a essa manutenção. É preocupação da Força Nacional deixar todas em condições para serem utilizadas no Estado”, diz trecho da nota.

Quanto aos fardamentos, informou que estão com o cadastro em dias, ou seja, a entrega de fardamentos aos mobilizados segue um cronograma e o mesmo está sendo cumprido. Em relação à movimentação dos mobilizados, a Força Nacional segue estratégias de movimentação de acordo com cada operação específica.

GOVERNO DO ESTADO – A Secretaria de Comunicação Social informou que a Força Nacional é do Ministério da Justiça e não há participação do Governo de Roraima no provimento de bens como fardamento, armamento, viatura e pagamento de diárias.

“Compete ao Governo de Roraima o fornecimento de local para instalação da base da Força Nacional no Estado”, disse em nota.