Cotidiano

Após anúncio de Putin, cidades da Ucrânia são alvo de explosões

Exército russo confirmou nesta quinta o início dos bombardeios no território da Ucrânia, mas garantiu que os ataques têm apenas como alvo bases aéreas ucranianas e outras áreas militares

Pelo menos duas fortes explosões foram ouvidas no centro de Kiev, a capital da Ucrânia, nesta quinta-feira (24), logo após o anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, de uma operação militar contra o país vizinho.

Em Mariupol, a principal cidade — que é portuária —  controlada por Kiev perto da linha de frente no leste do país, também foram ouvidas fortes explosões, confirmaram jornalistas da agência de notícias AFP.

Nas redes sociais, vários vídeos foram postados com imagens de explosões na Ucrânia.

Em Kramatorsk, cidade que serve como quartel-general das forças ucranianas e fica no leste da Ucrânia, foram ouvidas pelo menos quatro fortes explosões.

O Exército russo confirmou nesta quinta o início dos bombardeios no território da Ucrânia, mas garantiu que os ataques têm apenas como alvo bases aéreas ucranianas e outras áreas militares, não zonas povoadas. O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros afirmou que a Rússia lançou operação em larga escala. O ataque teria sido feito pelas fronteiras com Rússia, Bielorrússia e Crimeia. O Exército ucraniano diz ter abatido cinco aviões russos e um helicóptero, segundo as agências Reuters e AFP.

Fechamento do espaço aéreo

O Ministério da Infraestrutura da Ucrânia anunciou o fechamento do espaço aéreo do país “por causa do alto risco de segurança”, o que interrompeu o tráfego civil logo após a meia-noite.

Putin anunciou uma operação militar na Ucrânia para defender os separatistas no leste dessa ex-república soviética, após dezenas de milhares de soldados russos terem sido mobilizados por semanas nas fronteiras ucranianas.

*Com informações da agências internacionais de notícias