Cotidiano

Após diligência no HGR, procurador pede urgência em reforma

Após verificar a situação dos pacientes com Covid-19, o procurador entrou com representação contra a Sesau, pedindo conserto urgente na estrutura danificada do Hospital Geral de Roraima

O Hospital Geral de Roraima (HGR) passou na noite dessa sexta-feira, 26, por uma diligência feita pelo Paulo Sérgio Oliveira de Sousa que é o titular da 1ª Procuradoria de Contas do Ministério Público.

Após verificar a situação dos pacientes com Covid-19, o procurador entrou com representação contra a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) pedindo conserto urgente na estrutura danificada do Hospital Geral de Roraima, além de que seja providenciada a manutenção de todas as centrais de ar condicionado da unidade hospitalar.

O procurador pede que a Justiça estabeleça, em até 72 horas, medidas para que não se repita o vazamento no telhado da unidade hospitalar que atingiu pacientes internados.

Ele pede ainda que seja determinado que a Sesau realize a abertura de procedimento administrativo a fim de apurar responsabilidade funcional dos envolvidos no alagamento da Unidade de Tratamento Intensivo ocorrido no último dia 18 de junho, onde um paciente foi atingido pela chuva.

Na representação, o procurador solicita que o caso seja investigado pelo Departamento de Polícia Civil de Roraima para verificar se existe relação entre o vazamento da água dentro da UTI e a morte do paciente, dois dias depois.

Para Paulo Sérgio, o serviço público de saúde prestado pela Sesau está muito aquém do ideal, uma vez que é notória a precariedade dos estabelecimentos hospitalares.

“É preciso que tomem providencias para que um serviço de saúde eficaz e de qualidade seja prestado aos usuários. A dignidade dos pacientes está sendo violada, uma vez que nem mesmo um local apropriado e digno está sendo propiciado à eles”, disse.