Cotidiano

Após furtos em 12 túmulos, cemitério vai reforçar segurança

Esse ano, foram registradas várias ocorrências de familiares que tiveram túmulos e capelas de entes queridos saqueadas

Em Boa Vista, nem os mortos estão livres da constante onda de violência na cidade. Funcionários do Cemitério público Nossa Senhora da Conceição relataram que casos de roubo e furto têm acontecido com frequência no local. Conforme dados fornecidos pela direção do cemitério, em 2018 foram apenas nove registros dos familiares que já perceberam que os túmulos e capelas de entes queridos foram violados e saqueados. Esse ano, foram registradas 12 ocorrências somente nos cinco primeiros meses do ano, um aumento de 33%.

Em caso recente no último dia 17, bandidos violaram ossários e a suspeita é que estavam em busca de metais, por conta da forma como os crânios foram achados espalhados pelo chão.

Iglésia Abreu, diretora do Cemitério, explicou que além do furto de argolas de prata, crucifixos de bronze, vasos e ornamentação com flores, é comum o furto da fiação elétrica de postes. “Os bandidos chegaram a entrar três vezes sala da direção e em uma delas levaram a televisão. Acredito que não levaram o restante dos equipamentos porque não conseguiram carregar. Até ventiladores de parede da capela onde são realizadas as missas foram furtados”.

A diretora também disse que, devido à insegurança, funcionários evitam ficar sozinhos durante os finais de semana e que uma funcionária da limpeza teve recentemente o celular furtado em plena luz do dia. “Certa vez tiveram a audácia de arrombar a porta da sala com uma funcionária de plantão dentro. Desde então ninguém tem segurança para ficar sozinho. A guarda só realiza o trabalho de ronda durante a noite, com apenas um vigilante, mas nem sempre estão armados.” Explicou.

A diretora do Cemitério fez um apelo para que familiares evitem de colocar objetos de grande valor para ornamentar os túmulos. “Infelizmente não é possível guardar objetos nas capelas ou fazer itens de ouro e prata para fixar nas lápides, que os bandidos irão voltar. Nossos muros são muito baixos e os portões fechados não impedem que pessoas más intencionadas adentrem o cemitério”

Prostituição – Iglésia Abreu também citou que aumentou de forma intensa, o número de pessoas em busca de lugares diferentes para praticar ato sexual. De acordo com ela, parte das ocorrências acontecem durante a madrugada, quando há pouco movimento e ela acredita que o aumento da prostituição nas proximidades do cemitério seja o motivo.

“Existem muitas pessoas fazendo programas aqui no bairro e os antigos guardas que faziam a segurança do local já flagraram casais praticando ato sexual em cima dos túmulos”

Prefeitura reforça fiscalização em cemitério 

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, responsável pela administração do Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, informou que medidas serão tomadas quanto aos casos de furtos e roubos no local que a Guarda Civil do município já faz as rondas diárias no cemitério, mas que as equipes serão reforçadas para maior fiscalização. Sobre os casos de flagrante delito, são encaminhadas à delegacia onde são tomadas as medidas cabíveis conforme os crimes praticados.

A reportagem também procurou a Polícia Civil de Roraima (PCR) para saber que tipos de medidas podem ser tomadas caso familiares e funcionários constatarem roubos e furtos no cemitério. Em nota, a PCR disse que todas as ocorrências podem ser registradas em um dos cinco Distritos Policiais localizados próximo ao local e que os fatos serão apurados e designados para investigação.