Cotidiano

Após paralisação, agentes do CSE iniciam operação padrão

A ação ocorre após o fim de paralisação de advertência iniciada pela categoria na manhã de ontem, dia 24, na unidade do Bom Intento

Agentes do Centro Socioeducativo (CSE) Homero de Souza Cruz Filho deram início nesta quinta-feira, dia 25, ações da operação “Cumpra-se a Lei”. A iniciativa ocorrer após a categoria encerrar paralisação de advertências de 24 horas das atividades.

A “Cumpra-se a Lei” é uma ação que vem sendo adotada por trabalhadores dos sistemas prisional e socioeducativo desde 2017. Nela, os agentes atuam somente sob as condições impostas por eles mesmos, com um contingente básico dotado de aparatos reforçado de segurança.

Segundo informações obtidas pela FolhaWeb, a expectativa da categoria nesse momento é sobre a definição pelo Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima) da data de realização da assembleia geral que vai discutir o indicativo de greve no sistema socioeducativo do Estado.

Sobre a paralisação de ontem, dia 24, na unidade do Bom Intento, o Governo do Estado ressaltou, por meio de nota, que está desenvolvendo ações planejadas para melhorar as condições de trabalho e ressocialização nas unidades do CSE.

Essas medidas serão realizadas por meio de Plano de Trabalho Emergencial, atendendo aos critérios e objetivos elencados no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

A nota esclarece ainda que o Sistema Socioeducativo está com as atividades básicas sendo desenvolvidas de forma tranquila, acompanhadas pela gestão compartilhada entre a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

“Atualmente o regime de plantões conta com 17 agentes instrutores / educadores por turno, o que resolve o problema da segurança, possibilitado pela nova escala, dobrando o número de plantonistas”, completou.

Atualmente, segundo a Setrabes, o sistema socioeducativo possui 65 adolescentes internos, sendo 53 no CSE 1 e 12 no CSE 2. A pasta tem realizado o levantamento contínuo da situação física das unidades para reparo técnico, além do repasse de 100 colchões e medicamentos.

“O Governo encontra-se aberta ao diálogo e na busca de alternativas que visam o melhor para o desempenho das atividades dos colaboradores e atenção aos adolescentes/jovens institucionalizados”, concluiu.