Cotidiano

Aposentada de 75 anos se recupera e ganha alta do HGR

Alcinda Maria de Souza Brasil estava internada há 10 dias no hospital e foi liberada nesta quinta-feira (18)

O número de infectados e de vítimas do novo Coronavírus causa espanto. Mas em contrapartida, o número de pessoas curadas dá esperança em meio a esta pandemia. Atualmente, Roraima possui 1.785 pacientes considerados recuperados da doença e entre eles, está a aposentada Alcinda Maria de Souza Brasil, de 75 anos, que ganhou alta nesta quinta-feira (18).

Dona Alcinda é moradora da Comunidade do Surumu, na região de Pacaraima, ao Norte do Estado, mas estava na companhia da filha e genro na Comunidade Boqueirão desde que começou a pandemia, segundo uma das netas da aposentada, Rosana Brasil, de 33 anos.

Quando os primeiros sintomas apareceram, a aposentada mantinha uma automedicação com antitérmicos e chás caseiros. Porém, como a febre persistiu por seis dias, a família optou por transferi-la para Boa Vista.

Após passar pelo Pronto Atendimento Cosme e Silva e ser medicada, recebeu encaminhamento ao Hospital Geral de Roraima (HGR) e foi liberada. Entretanto, três dias depois a sua saturação começou a cair e foi quando as preocupações começaram, relata Rosana.

“Levamos ela de volta pro HGR e aí sim começou nossa saga ali dentro. Ela passou quase três dias em uma cadeira, pois não tinha macas e nem leitos. Até então ela não sabia que estava com Covid-19 e achamos melhor não contar, pois ela tinha muito medo de pegar essa doença. Mas quando retornou ao HGR já pra ficar internada, ela fez uma tomografia e o médico contou. Ela ficou triste e não queria ficar lá”, relata.

Os cuidados da matriarca foram revezados por duas filhas e uma neta, já que outras pessoas da família foram diagnosticados com a doença, inclusive Rosana e o marido.

“Deus tratou de colocar as melhores pessoas lá dentro ao lado dela. Pois desconheço alguém que tenha mais intimidade com Deus como ela tem. A família ficou muito apreensiva durante esses dez dias porque é uma incerteza, um medo que toma conta. Mas minha família é movida a fé e ela nos ensinou a ter fé em Deus sempre. Foi essa fé que nos manteve de pé, orando pela vida dela e hoje chegou a cura”, finaliza Rosana.

A saída de dona Alcinda foi comemorada com aplausos pela equipe que a atendeu na unidade. Veja o vídeo: