Cotidiano

Aposte em make e penteado leves e naturais para a celebração de Natal

Para curtir a ceia com a família e os amigos, uma maquiagem arrasadora vai bem, mas mantendo o frescor e valorizando a beleza natural

A noite natalina, tradicionalmente, é celebrada com entes queridos e pessoas que gostamos. Por isso, para a maioria, a situação é, sim, digna de uma make de arrasar, mas nada muito extravagante. É exatamente essa a proposta da maquiadora Priscila Oliveira para o Natal 2021: visual fresco e natural — que, aliás, conversa bem com a chegada do verão.

As bases fluidas e líquidas vêm ganhando preferência em comparação com as mais pesadas e de efeito mate. A boa notícia é que os produtos de cobertura mais leve e acabamento glow são queridinhos também das peles maduras, porque não marcam as linhas de expressão. Antes da aplicação, Priscila reforça a importância de hidratar bem a pele. E o corretivo deve ser usado só para corrigir. “Nada daquele excesso, como fazíamos antigamente”, recomenda.

Suavidade também na hora de contornar o rosto. Iluminadores em creme ou pó são bem-vindos. Nos olhos, Priscila destaca opções com brilho ou uma corzinha. Além disso, delineados têm sido bastante pedidos para confraternizações e jantares de fim de ano. E se essa for a sua escolha, para combinar com a vibe mais leve da pele, aposte em tons de marrom. “Nos lábios, a dica é usar nudes ou cores clarinhas, que não ficam tão evidentes se borrar depois da comida ou ao colocar e tirar a máscara”, acrescenta a maquiadora.

Foi essa a linha da beleza do editorial produzido pela Revista para este Natal, feita pela Fast Escova da 308 da Asa Sul. A maquiadora Claudinha Nascimento, responsável pela make do ensaio, apostou em base de cobertura média a leve e pontos de iluminação. “Além de a pele bem feita, mas leve, ser tendência, conversou bem com a ocasião: um almoço de Natal”. Para os olhos, ela levou em conta também o gosto pessoal das modelos — fator importante quando o assunto é maquiagem.

A modelo Vanessa Arba usa delineado marrom, com um leve esfumado. 

Fios soltos

E, no assunto cabelo, o menos é mais deve reinar. A penteadora Pri Florência chama a atenção para as clássicas ondas, que combinam com a maioria das ocasiões e têm cara de Natal: “O resultado é superarrumado, mas, ainda assim, despojado”. Para evitar os cachos com cara infantil, o ideal é fazê-los com um babyliss de 25mm ou 32mm.

Para durar a noite toda e sair bem nas fotos, passe fixador em cada mecha, antes de fazer a modelagem. “Também é importante esperar o cabelo esfriar para desmanchar as ondas”, ensina Pri. Isso faz o penteado durar mais e, junto com a técnica de aplicar o fixador antes do babyliss, evita que o cabelo fique com aspecto de duro. Alguns fixadores já têm proteção térmica e são boas opções para reforçar o cuidado.

Há quem queira dar um toque a mais no cabelo. Nesse caso, Pri sugere uma trancinha de cada lado ou amarrações no estilo meio preso, atuais e superbonitas.