Cotidiano

Aprovados reclamam de demora em convocação para concurso da Guarda Civil

O concurso público para  Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista foi aplicada no dia 19 de janeiro de 2020

A suspensão do concurso da Guarda Civil Municipal continua sendo motivo de reclamação para os candidatos aprovados. Segundo eles, a ideia inicial é que a convocação para o curso de formação fosse imediato, porém até o momento ainda não foram chamados.

Os aprovados reclamam, que muitos deles deixaram seus empregos para atuar na Guarda Municipal e que não tem recursos para cuidar de suas famílias, além do investimento que fizeram com as taxas de inscrições. 

“A prefeitura explicou que o município não poderia dar seguimento ao concurso porque existe a lei federal 173 proibindo gastos públicos e nomeações, 
A exceção seria de vagas em vacância ou aposentadoria, etc. Porém, vejo que o prefeito continua fazendo nomeações para outros órgãos, a exemplo dos 62  aprovados do concurso de professor convocados no último dia 24/03/2021 e convocados da saúde ( 35 candidatos). Sendo assim, vejo que não há impeditivo para o prefeito da prosseguimento em chamar os 50 candidatos da guarda municipal para continuar as etapas do concurso público” ressaltou um dos candidatos que preferiu não se identificar.

Ele reforça que a capital necessita de segurança e que os convocados seriam para serviços essenciais. “Fizemos um investimento e com muita luta conseguimos ser aprovados. E agora não temos uma resposta” disse.

O concurso público para  Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista foi aplicada no dia 19 de janeiro de 2020 e recebeu mais de 8 mil inscrições. Os candidatos disputaram 50 vagas disponíveis no certame.

Outro lado – A Prefeitura de Boa Vista reforça que a Lei Federal 173/2020 estabeleceu restrições no que diz respeito ao aumento dos gastos com pessoal e determinou a suspensão dos prazos dos concursos vigentes até o final de 2021, ou até quando perdurar o estado de calamidade pelo coronavírus. Até lá só está permitida a convocação de concursados de acordo com vacância de cargos já ocupados (aposentadorias, pedidos de demissão). No caso do concurso da Guarda Municipal, ainda falta a realização de exames médicos e curso de formação.

Leia mais:

https://folhabv.com.br/noticia/CIDADES/Capital/Concurso-da-Guarda-Civil-Municipal-permanece-suspenso/73816/amp