Cotidiano

Área abandonada deixa inseguros moradores do Laura Moreira 

No local tem água acumulada, o que facilita a proliferação do mosquito da dengue que também transmite chikungunya e o vírus zika

Um terreno baldio cheio de mato, de lixo e parte dele com água acumulada tem deixado moradores do bairro Laura Moreira, localizado na zona oeste da cidade, preocupados. Essa área abandonada fica colada com as casas mães Tia Dulce e Herika, com as escolas municipais Raimundo Eloy Gomes e Maria do Perpétuo Socorro Freire Brandão, e com o Centro de Saúde Jorge André Gurjão Vieira. A área é institucional, pertencente à Prefeitura de Boa Vista, que no mês passado publicou um edital de auto de infração para 73 donos de terrenos sujos localizados em 14 bairros da capital. Cada um dos proprietários autuados foi multado em R$ 600, totalizando R$ 43,8 mil. 

A cuidadora de crianças, Iolene Alves, 53 anos, procurou a Folha na tentativa de chamar a atenção das autoridades para que tomem providências quanto ao terreno que está abandonado, segundo ela, há meses. “Aqui nós estamos vivendo com medo e quase todos os dias, no horário da noite, essa área fica cheia de adolescentes e jovens, homens e mulheres, na escuridão. Já ficamos sabendo que fazem uso de bebidas e drogas. O mato está alto e tem algumas árvores também”, disse. 

Iolene comentou que parte do terreno tem um campo de futebol, onde meninos brincam de bola. “À noite a gente não vê mais um vizinho na rua, com medo de assalto ou de qualquer outro mal que possa acontecer. Eu tenho muito medo, pois aqui em casa mora somente eu e meu filho que toma medicamento controlado. Ele tem 25 anos, mas age como criança. Vou dormir preocupada. O carro da polícia só passa lá na Avenida Ecildon Pinto.”. 

A cuidadora afirmou que nunca viu carro de polícia passando pelo local, que já ligou no 156 da prefeitura para pedir providências em relação à limpeza do terreno, mas não teve êxito. Boa parte do terreno tem água acumulada, o que gera risco para os moradores e crianças das escolas próximas da área, por conta da possível proliferação de mosquito da dengue, que também transmite chikungunya e o vírus zika.

PREFEITURA – Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças informou que enviará uma equipe ao local e tomará as medidas necessárias.

Polícia Militar diz que realiza policiamento ostensivo 24 horas

A Polícia Militar de Roraima (PM-RR), por meio de nota, esclareceu que possui uma divisão de áreas de responsabilidade das unidades operacionais, a qual viabiliza o policiamento ostensivo em toda a cidade, não ficando, portanto, áreas descobertas no sentido de rádio patrulhamento. 

Informou ainda que o policiamento ostensivo é realizado ininterruptamente 24 horas. Caso a população presencie casos em que seja necessária a atuação mais incisiva da PM, o número 190 pode ser acionado para atendimento e dependendo da demanda de acionamentos pode ser feita uma ordem operação para intensificação do policiamento no local. 

Ressaltou também que a responsabilidade de propriedades particulares é do proprietário e a questão de fiscalização é da prefeitura. “O policiamento ostensivo é feito no âmbito dos locais públicos”, diz trecho da nota.