Cotidiano

Área próxima a igarapé é transformada em depósito de entulhos

A área é de propriedade particular, e pertence a uma empresa da construção civil

O delegado Francisco Araújo publicou, neste domingo (24), um vídeo em suas redes sociais, chamando a atenção da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e da Prefeitura de Boa Vista, sobre a possibilidade de danos ao meio ambiente em uma área localizada próxima ao igarapé Cachoeirinha e do rio Cauamé.

No vídeo, ele diz que está no bairro Cidade Satélite, e no referido local o delegado faz imagens de uma grande quantidade de entulhos, como restos de materiais de construção, pedaços de madeiras e de parede, e até mesmo lixo doméstico, que são deixados na área.

“Quero chamar aqui a atenção das autoridades do meio ambiente, tanto do Estado quanto da Prefeitura de Boa Vista, para essa situação. Estão transformando em um aterro sanitário. Aqui é uma área de manancial, área de reserva legal. Prefeito, governador deem um jeito de fiscalizar isso aqui porque, senão, daqui uns dias será só invasão e vão acabar com essa beleza natural que é o rio Cauamé”, alerta o delegado Francisco.

A reportagem foi nesta segunda-feira (25) ao local e observou que a área onde são deixados os entulhos é uma propriedade particular pertencente a uma empresa da construção civil, conforme uma placa existente na área que, inclusive é cercada.

FEMARH – Por meio de nota, a Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que o licenciamento ambiental para esse tipo de atividade compete à Prefeitura de Boa Vista, de acordo com a LC 140/2011.

PREFEITURA – A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista, que ainda não se posicionou.

EMPRESA – A reportagem também entrou em contato com a empresa proprietária do terreno, para saber se possui licença ambiental para despejar entulhos no local e aguarda retorno.


A denúncia foi feita pelo delegado Francisco Araújo (Foto: Reprodução)