Cotidiano

Artesanato produzido por presas será disponibilizado para venda no Fórum

A Feira de artesanato acontece nesta sexta-feira (19), no Fórum Criminal de Boa Vista, localizado no bairro Caranã

Bonecas e almofadas produzidas por oito internas da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista serão comercializadas em uma feira de artesanato no Fórum Criminal de Boa Vista, localizado na avenida Cabo-Polícia Militar José Tabira, 606, Caranã.

Os itens serão expostos nesta sexta-feira, dia 19, das 9h às 11h.  A ação é uma parceria do Tribunal de Justiça em apoio ao projeto Costurando Recomeços, comandado pela agente penal Michelly Fernandes. “O valor arrecadado será investido na ampliação do projeto, com inclusão de mais reeducandas e diversificação dos produtos”, destacou.

Os produtos serão comercializados a um preço a partir de R$45. Serão aceitos apenas pagamentos em dinheiro, pois o projeto da unidade prisional não tem uma conta destinada para essa finalidade.

Projeto

No Projeto Costurando Recomeços, implementado na Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, são organizadas oficinas para criação de bonecas de pano como atividade geradora de aprendizagem, resgate da autoestima e capacitação para o mercado de trabalho.

Participam da ação as mulheres com bom comportamento e habilidades com corte e costura e customização. As atividades são desenvolvidas em espaço próprio, equipado com máquinas de costura e material para customização dentro da área de segurança da própria unidade prisional.

O intuito é despertar a criatividade e desenvolver produtos relevantes. “A essência da produção de bonecas desperta a imaginação, reviver a infância ou até mesmo viver o desconhecido, dadas as questões sociais muitas vezes impostas desde a infância dessas mulheres”, destacou a idealizadora do projeto.