Cotidiano

Artista plástico Jaider Esbell é encontrado morto

Jaider Esbell estava com uma mostra no Museu de Arte Moderna em São Paulo desde setembro e atualmente era um dos grandes destaques da 34ª Bienal

O artista plástico macuxi Jaider Esbell, de 51 anos, foi encontrado morto no apartamento em que morava no estado de São Paulo, na tarde desta terça-feira (2). 

Jaider estava com a exposição Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea, coletiva, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), desde setembro.

A mostra que fica disponível ao público até o final do mês de novembro, reúne pinturas, esculturas, e obras referentes a diversos povos indígenas. A exposição foi promovida pelo MAM e a Fundação Bienal de São Paulo

Conforme relatos de amigos, o artista estava vivendo o melhor momento da sua carreira.

Nascido em Normandia, na região hoje demarcada como a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Jaider Esbell estava entre as figuras centrais do movimento de consolidação da arte indígena contemporânea no Brasil e desempenhava as funções de artista, curador, escritor, educador, ativista, promotor, catalisador cultural e atualmente era também um dos grandes destaques da 34ª Bienal de São Paulo, onde apresentava obras como a série de telas ‘A Guerra dos Kanaimés’ e o livro ‘Carta Ao Velho Mundo’.