Cotidiano

Artistas denunciam que Secretaria ainda não cumpriu edital

Edital foi lançado e as inscrições começaram em abril

Artistas e agentes culturais procuraram à FolhaBV para denunciar o atraso em relação ao edital #CulturaEmCasa, lançado no final do mês de abril com a proposta de auxiliar esses profissionais durante o período da pandemia, por meio de apresentações culturais que seriam transmitidas pela internet.

Diferente do que garantiu à Folha de Boa Vista, a Secretaria de Cultura não convocou, para assinar contrato, artistas selecionados no edital #culturaemcasa. Por meio de nota, a Secult prometeu chamar para assinar o contrato ainda naquela semana todos os artistas e fazedores de cultura já selecionados. O prazo estipulado espontaneamente pela própria secretaria terminou no dia 26.

Mais da metade dos primeiros selecionados no edital e todos informaram não terem sido convocados pela secretaria para assinar contrato. “O que era pra ajudar os artistas e suas famílias em situação de vulnerabilidade com o isolamento social forçado virou dor de cabeça. Com isso, a gestão da Secult só confirma que não merece nossa confiança”, desabafou um dos artistas selecionados, que preferiu não se identificar.

O edital foi lançado e as inscrições começaram em abril. Duas listas com um total de 15 selecionados foram divulgadas até agora: uma no dia 12 de maio e a outra no dia 5 de junho.

Segundo os artistas ouvidos pela nossa equipe, os problemas estão ocorrendo porque a Secult lançou o edital sem consultar o Conselho Estadual de Cultura e o segmento cultural.

“Os artistas de forma geral estão reclamando dessa situação, há uma cobrança em relação ao edital que não teve o aval do conselho. Nós fizemos uma reclamação que não foi atendida e nos colocamos a disposição para fazer parte da avaliação e não fomos atendidos. Inclusive desde janeiro, não há uma sala destinada ao conselho de cultura de Roraima” disse o  presidente do Conselho, Sebastião Moura.

Governo do Estado – A Secult (Secretaria de Cultura) informa que os artistas selecionados estão sendo contatados nesta terça-feira, dia 30. Os que não forem encontrados será feita nova tentativa na quarta-feira, dia 1° de julho.

Quanto ao contrato, os trâmites também serão repassados por meio desse contato que será feito pela Secult. Informa ainda que a nova lista com mais selecionados será publicada no dia 05 de julho.

Publicidade