Cotidiano

Associação emite nota sobre agressões sofridas por médica

A Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima (Taner) emitiu nota lamentando o ocorrido

Sobre as agressões sofridas pela médica Maria Vanessa, de 38 anos, na comunidade indígena Xitei, localizada a 30 km de Surucucu, em Alto Alegre, o presidente da Taner (Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima) Gerson da Silva Xiriana assina uma nota lamentando o ocorrido.

Confira a nota na íntegra:

“Lamentamos profundamente o ocorrido na comunidade do Xitei, onde uma profissional de saúde, no exercício de sua função, foi agredida por indígenas daquela comunidade, tendo a mesma sido removida com ambos membros superiores fraturados e apresentando cortes na região da cabeça e na face, devido as agressões.

Mas, como associação, também somos vozes do povo da floresta e queremos externar aqui a nossa indignação, relembrando um fato ocorrido em meados de abril do presente ano, do primeiro caso confirmado de Covid19 no Dsei Yanomami, o Jovem A.X.P, que veio a falecer no HGR.

O jovem a qual nos referimos, estava debilitado a dias, tendo sido solicitado pela comunidade e também pela equipe do posto sua remoção, tendo sido negada por diversas vezes pelo Dsei, sendo necessário a comunidade usar dos meios tradicionais e culturais para serem ouvidos, na oportunidade, os profissionais de saude daquele posto foram amarrados e só não foram agredidos devido a associação ter intervido.

Logo, queremos externar, que somos contra qualquer tipo de violência, seja ela contra pessoa ou contra direitos, e estaremos aqui para nos manifestar sempre que houver violação, é nosso dever como associação resolver de forma pacifica as reivindicações das comunidades para que os mesmos não necessitem usar da cultura e da forma tradicional para serem ouvidos, como ocorreu nesta situação na qual lamentamos muito, porém nem sempre isso é possível Junto ao Dsei, tememos ainda que as comunidades entendam que necessitam usar da violência como forma de reivindicação para serem ouvidos.

Logo, peço que ouçam a voz das associações que representam seus povos quando essas se manifestarem, com isso podemos evitar problemas como este. Desejamos a profissional uma recuperação rápida, nos colocamos a disposição para ajudar se assim for necessário e solicitamos ao órgãos competentes (FUNAI, PF e MPF) que apurem a motivação do ocorrido”.