Cotidiano

Até julho, Estado arrecadou apenas 41% do IPVA de 2020

Renegociação do IPVA atrasado só é possivel quando já foi encaminhado a dívida ativa

Com a pandemia do novo coronavírus, as datas para o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em Roraima ganharam uma prorrogação de 90 dias. Porém, com o encerramento deste prazo, os cofres públicos arrecadaram apenas 41% do valor total até o momento. A informação é da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) à pedido da FolhaBV.

Ao todo, o Estado deve arrecadar R$ 67.409.054,20 de 104.345 veículos. Mas, até a última sexta-feira (31), nem metade do valor havia sido pago. Ou seja, foram quitados R$ 27.808.959,15 pelos contribuintes.

O chefe de arrecadação da Sefaz, Tom Zé Albuquerque, explica que o IPVA atrasado só pode ser renegociado quando já foi inscrito na dívida ativa, como os referentes ao ano de 2018. A partir daí, o contribuinte deve buscar a Procuradoria Geral do Estado (PGE).   

“Em relação ao ano corrente, não é possível parcelar. Porque o estado já deu a prorrogativa de você pagar por três vezes, em três cotas. Os anos passados, sim, é possível a negociação e parcelamento de acordo com o montante previsto”, esclarece.

Albuquerque também destaca a importância do pagamento deste imposto, visto que Roraima possui um número maior de isentos do IPVA, 113.009 ao todo.