Cotidiano

Atendimento psicológico a familiares deverá ser contínuo

Ainda há a possibilidade de outras pessoas ligadas as vítimas procurarem a unidade de saúde

Familiares das vítimas da explosão que ocorreu nessa terça-feira (15) receberam atendimento psicológico no Hospital Geral de Roraima. A psicológa Carolina Behanck informou que dois familiares precisaram de atendimento após receber a notícia da tragédia. Ainda há a possibilidade de outras pessoas ligadas as vítimas procurarem a unidade de saúde.

“Devido o número de vítimas ter sido menor do que esperado, não foi necessário aumentar o número de profissionais para o atendimento. Uma equipe recebeu os familiares e ainda está a disposição para esse acolhimento” explicou.

Segundo a especialista, o momento de luto pode apresentar sintomas como depressão, ansiedade, medo, estado de alerta naqueles que perderam seus entes queridos.

“A primeira instrução que passamos é para que os familiares evitem a exposição de fotos em redes sociais, nesses casos, o processo de elaboração de um trauma dessa dimensão vai depender do quanto à pessoa foi afetada pela situação. É indicado sim, que os familiares procurem por especialistas para tratar o impacto de tragédias na saúde emocional das pessoas” disse.

Segundo a médica, a tragédia também pode afetar pessoas que estavam nas proximidades ou que se deparou com a situação ao passar no local.

“Não se trata apenas de alguns indivíduos, mas de uma cidade inteira que vai precisar de ajuda para atenuar esse estresse agudo. As ações de acolhimento devem ser imediatas para lidar com essa situação, porém o trabalho entre os parentes das vítimas deve ser contínuo, já que situações como essa pode desencadear traumas nos envolvidos” disse.