Cotidiano

Atendimentos são retomados a partir de hoje na UBS 13 de Setembro

A unidade estava fechada para manutenção em sua estrutura física desde o dia 21 de setembro. A UBS recebe nome do enfermeiro Vanderly Nascimento de Souza, que faleceu de Covid-19

A unidade básica de saúde 13 de setembro retomou nesta segunda-feira, 23, os atendimentos de serviços ambulatoriais de saúde ao público. A unidade estava fechada para manutenção em sua estrutura física desde o dia 21 de setembro.

Após as melhorias e revitalização, a unidade passa a ser identificada como Unidade Básica de Saúde Enf. Vanderly Nascimento de Souza, em homenagem ao profissional que morreu em decorrência da Covid-19, em agosto deste ano.

A família, amigos e colegas de profissão participaram da homenagem feita na própria unidade pelos colegas de trabalho e servidores da Secretaria Municipal de Saúde. A viúva de enfermeiro, Cleice da Silva Simão, se emocionou durante os depoimentos e agradeceu a iniciativa da prefeitura.

“Apesar do momento de dor, pelo momento muito recente, estamos felizes pela linda homenagem e ele foi merecedor pois sempre foi muito dedicado com seus pacientes, é uma vitória e uma satisfação muito grande”.

O secretário municipal de saúde, Claúdio Galvão também destacou a importância do profissional na rede. “Esta é uma forma especial de homenagear e lembrar desse profissional da rede municipal de saúde. E também foi um anseio dos próprios colegas de trabalho e da comunidade do bairro onde o Vanderly atuava, com tanta dedicação, compromisso e zelo pela saúde das pessoas”.

MANUTENÇÃO – A estrutura física da unidade foi toda revitalizada com serviços de pintura interna e externa, troca de luminárias, manutenção das centrais de ar, troca de porta, limpeza interna e externa, além de outros serviços.

A unidade atende com uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) com serviços de consulta médica, de enfermagem, vacinação, visitas domiciliares das equipes estratégia saúde da família, pré-natal, inserção de DIU, preventivo, teste rápido (HIV, Sífilis e Hepatites virais), puericultura, hiperdia, dispensação de medicamentos e outros.

VANDERLY NASCIMENTO DE SOUZA – Natural de Benjamim Constant (AM), ingressou na área da saúde como agente comunitário de saúde (ACS) e com louvor recebeu a certificação de destaque por dois anos consecutivos 2001 e 2002.

Em 2010 obteve sua primeira graduação em Licenciatura em Ciências Agrarias pela UFAM e em seguida adentrou no mundo da enfermagem começando como técnico, formando-se pela Escola Metropolitano em 2004, e em 2011 formou-se enfermeiro pela UFAM/COARI.

Após sua formação, contribuiu para assistência a saúde de forma equitativa, na sede de Benjamim Constant (AM). Em 2013 foi aprovado no concurso da Prefeitura de Boa Vista, iniciando suas atividades na coordenação municipal de imunização, em seguida enfermeiro na Estrategia Saúde da Família na UBS Senador H. Campos e 13 de setembro, sendo esta por mais sete anos, estabelecendo vínculo de confiança, amor e companheirismo com os profissionais da unidade e comunidade atendida no local.

O enfermeiro contribuiu ainda com sua experiência e humanização no Hospital da Criança Santo Antônio como enfermeiro plantonista, local que era para ele o seu segundo lar.