Cotidiano

Atividades de conscientização na luta contra a aids iniciam em RR

O dia 1º de dezembro foi transformado em Dia Mundial de Luta Contra a Aids por uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1988

O governo de Roraima iniciou às atividades de sensibilização da luta contra a aids. Nessa segunda (30), uma roda de conversa com o tema “Quem se ama, se cuida” foi realizada na sede da Associação de Transexuais e Travestis de Roraima (Aterr), com café da manhã e distribuição de insumos para prevenção.  

Oficialmente, o mês de dezembro é dedicado a campanhas sobre o assunto. Segundo o Núcleo de Controle de DST/AIDS da Secretaria de Saúde do estado, o objetivo é fortalecer a prevenção e divulgar mensagens de esperança e solidariedade. 

Já na terça-feira, dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o governo e parceiros vão realizar o “4º Seminário IST/HIV/AIDS: Laços e Abraços em Tempos de COVID-19”. O encontro será na igreja católica do bairro 13 de Setembro, das 8h às 12h e, durante a tarde, das 14h às 18h. 

O dia 1º de dezembro foi transformado em Dia Mundial de Luta Contra a Aids por uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1988, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. 

A escolha desse dia seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, após oficialização por meio de uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. 

A aids não tem cura e cerca de 75% dos infectados convivem com o vírus e conhecem o estado sorológico. A meta da ONU é garantir que esse número chegue a 90% e pelo menos 90% dessas pessoas recebam o tratamento adequado. 

Fonte: Brasil 61