Cotidiano

Atleta de tambores representa o Brasil e é campeão panamericano  

A competição contou com a participação de outros sete países e o atleta de tambor venceu ao completar a prova em menor tempo 

O competidor profissional e instrutor de cavalos Arlan dos Reis, foi campeão panamericano do World Barrel Horse Association 2022 (WBHA) na modalidade de atletas de tambores, representando o Brasil no campeonato mundial que reuniu os melhores competidores e atletas da modalidade em Tietê, São Paulo.  

Ele teve o apoio da atleta e ex-aluna Juliana Casseli durante as provas na competição que contou com a participação de outros sete países e o atleta de tambor venceu ao completar a prova em menor tempo, 67 segundos, números que concederam à Arlan o título de campeão. 


Juliana Casseli, atleta de tambores (Foto: Arquivo Pessoal)

Representando Roraima na classificação nacional, ele ficou em 4º lugar por 1 segundo e 7 décimos. Voltando para o estado, ele conversou com a FolhaBV para contar mais sobre a experiência vivenciada e sobre a missão em que recebeu em São Paulo. 

“Representar o estado é sempre uma grande tarefa, mas dessa vez foi maior, porque além de representar Roraima, fomos representantes do Brasil numa competição panamericano, vários países da América Latina e fomos sagrados campeões”, ressalta. 

A carreira como atleta de tambor iniciou há 25 anos, quando Arlan aprendeu a montar cavalos e passou a se envolver no esporte aos 18 anos e logo iniciou nas competições como treinador. Ele conta que foi o primeiro treinador de Aline Lima, filha de Chitãozinho, da dupla Chitãozinho e Xororó. 

Em Roraima, ele é professor de três tambores, modalidade que junta cavalo e cavaleiro em uma corrida contra o tempo, envolvendo muita agilidade e velocidade. Além disso ensina sobre laços, rédeas e os mais diversos tipos de treinamentos com cavalos.  

Atualmente Arlan está concentrado no projeto de construção de um Haras em Rorainópolis. O local irá abranger criação de cavalos, treinamentos, esportes e provas tanto para o público de Roraima quanto para o de Amazonas.