Cotidiano

Atletas do ciclismo garantem vaga para a etapa nacional

Alunos são da Escola Estadual Diva Lima, Colégio Militar Derly Vieira Borges e Colégio Militarizado Professora Wanda David Aguiar

A prova de ciclismo da 49ª edição dos Jogos Escolares de Roraima aconteceu na manhã deste sábado, dia 6, na Avenida Minas Gerais, no bairro dos Estados, e contou com a participação de quatro ciclistas na categoria de 12 a 14 anos e 3 na categoria de 15 a 17 anos, masculino e, no feminino, uma atleta, na categoria 12 a 14 anos.

Os três primeiros colocados estão classificados para participar da etapa Nacional dos Jogos Escolares.  Na categoria feminino, somente uma mulher participou da prova, Alissya Mourão Andrade, categoria de 12 a 14 anos. Na categoria masculino, de 12 a 14 anos, Ryann Lima Lira, e Dheyvid Barros Almeida, categoria de 15 a 17 anos.  

A única ciclista a participar da prova é Alissya Mourão de Andrade, de 12 anos, aluna da Escola Estadual Diva Lima, que começou a treinar aos 9 anos.

“Meu pai me incentivou muito. Ele corria e eu o acompanhava de bicicleta. Depois comecei a pedalar, seguindo o treino dele. Agora, ele está pagando um treinador lá de São Paulo e estou treinando com ele todos os dias, só tenho folga às segundas-feiras. Estou muito feliz de poder participar da etapa nacional no Rio de Janeiro. É mais uma experiência.  Estou bem confiante e espero trazer uma medalha do Rio de Janeiro”, afirmou.

A ciclista está se preparando também para participar da Copa Norte e Nordeste de ciclismo, que vai ocorrer de 19 a 21 deste mês, em Recife.

Quem também garantiu vaga para os jogos escolares nacionais foi Riann Lima Lira, 14 anos, estudante do Colégio Militar PM Derly Luiz Vieira Borges, que treina desde os 11 anos.
É uma emoção. É muito gratificante competir fora. Está todo mundo ajudando, incentivando. A equipe, a família e vamos representar Roraima e tentar conseguir uma medalha”, contou.

Felicidade também revelada pelo atleta Dheyvid Barros, 15 anos, aluno do Colégio Estadual Militarizado Professora Wanda David Aguiar, que se dedica ao ciclismo desde os 12 anos.

“Participar aqui é muito bom, e competir fora é muito mais. Tenho uma equipe grande que me incentiva muito e os meus amigos que também me incentivam. Eu treino todos os dias. Se Deus quiser, vou representar Roraima muito bem”, disse confiante.

O diretor do Instituto de Desporto de Roraima (IDR) da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), Dinaildo Barreto, acompanhou a prova de ciclismo e falou da importância da modalidade esportiva nos Jogos Escolares.

“O ciclismo é uma modalidade que em muitos estados é uma realidade há anos. Em Roraima, foi implantado no ano passado uma seletiva. Este ano, está tendo a classificatória e os atletas estão disputando a oportunidade para poder representar Roraima nos jogos nacionais que vão ocorrer no Rio de Janeiro, de 31 de outubro a 15 de novembro, categoria de 12 a 14 anos e, em Aracaju, de 2 a 17 de setembro, categoria de 15 a 17 anos”, explicou Barreto.

Ainda de acordo com Barreto, o esporte é transformador e cria oportunidades para os atletas.

“Este ano, a competição está com um nível melhor. Ano passado, dois atletas participaram de competições nacionais. O esporte move a vida, ele muda, ele transforma. Essa oportunidade aos nossos alunos da rede pública está sendo extraordinária. Eles estão focados, treinando quase o ano todo para participar e garantir a vaga nos jogos nacionais”, explicou.

O presidente da Federação de Ciclismo de Roraima, Mário Turco, que assumiu a Federação em junho deste ano, acompanhou a prova e se emocionou ao falar da presença do ciclismo nos Jogos Escolares, sobretudo, por ser um apaixonado pelo ciclismo.

“Eu me emociono ao falar, porque participo de competições de ciclismo desde 1992, quando tinha 13 anos, além disso também participava dos Jogos Escolares na modalidade de atletismo e do basquete, porque não tinha ciclismo na época e era um desejo muito grande. O ciclismo é o esporte que mais distribui medalhas nas Olimpíadas e, no entanto, a gente não tinha ciclismo nos Jogos Escolares. Poder estar à frente da Federação nesse momento, que é o primeiro ano do ciclismo nos jogos, é uma satisfação imensa”, afirmou o presidente, adiantando que Roraima tem chances de medalha nos Jogos Escolares nacionais.


A prova de ciclismo aconteceu na manhã deste sábado, dia 6, na Avenida Minas Gerais, no bairro dos Estados (Foto: Fernando Oliveira/Secom)