Cotidiano

Atraso de Cédula C prejudicou servidores estaduais

ANA GABRIELA GOMES

Editoria de Cidade  

Uma das exigências para quem declara o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é ter em mãos o comprovante de rendimentos, a chamada Cédula C. O documento é um resumo de todos os rendimentos recebidos e do Imposto de Renda retido durante o ano trabalhado, sendo obrigatório para se declarar o imposto. Em Roraima, o atraso na liberação da Cédula C prejudicou servidores estaduais que se organizaram para cumprir com o dever.

No mês passado, o Governo de Roraima informou que o documento estaria disponível até o dia 1º deste mês, o que não aconteceu. O prazo foi então prorrogado para a quinta-feira, 5. No entanto, a Folha recebeu diversas reclamações de servidores que relataram não conseguir acessar o Portal do Servidor. Uma dessas servidoras, que há 15 anos exerce função pública estadual, disse que não lembra de atrasos como este nos últimos anos.

O atraso prejudicou a programação feita por ela ainda no ano passado. “A gente sabe que, por exemplo, os professores têm uma preferência no sentido da restituição. Então eu me programei com toda a papelada necessária para declarar em tempo hábil e garantir logo minha restituição, mas acabei ficando de mãos atadas por depender da organização da administração pública”, relatou.

Um outro servidor, que preferiu não se identificar com medo de ser perseguido, está há cerca de seis anos no funcionalismo público estadual e também informou não se lembrar de situações semelhantes. Assim como a servidora, ele se organizou para declarar o IR no início do prazo. “No ano passado tive um problema com a declaração e acabei recebendo no último lote. Quis não arriscar este ano, mas o Governo não cooperou”, falou.

Na manhã desta sexta-feira, 6, ele se dirigiu à Secretaria de Estado de Gestão Estratégica e Administração (Segad) na tentativa de receber o documento, mas foi aconselhado a acessar o site do servidor. Contudo, ao chegar em casa, o servidor também não conseguiu acessar o portal. “Não adianta nada a gente se programar se a própria gestão não se preocupa com o servidor”, frisou.

OUTRO LADO
– Em nota, o Governo do Estado, por meio da Segad, esclareceu ter disponibilizado a Cédula C na quinta-feira, 5, e destacou que de um universo de 26.549 servidores, 4.594 já receberam o documento. A nota informou ainda que o documento pode ser baixado no site do servidor, no endereço eletrônico: www.servidor.rr.gov.br. Conforme a nota, antes de liberar os dados para o servidor, o governo repassa as informações à Receita Federal, o que deve ser feito até fevereiro. “O Estado passou dados para a Receita Federal dentro do prazo; agora, começaremos a atender nossos servidores”, informou o coordenador geral da Folha de Pagamento do Governo de Roraima, José Batista. Para os servidores com acesso à internet, a Cédula C está disponível no site www.servidor.rr.gov.br. Para quem não tem acesso à internet, o documento pode ser solicitado na sede da Segad, rua Francisco Paulino Silva, 215, Caçari, na sala 12 (no prédio da Faculdade Cathedral), primeiro piso, na Coordenadoria Geral da Folha de Pagamento do Governo. O prazo para prestar contas à Receita Federal se encerra no dia 30 de abril.

ACESSO À INFORMAÇÃO
– Devido à informação ser privativa ao servidor, é necessário entrar com login e senha. O login é o número do CPF. Se não se lembrar da senha, é possível recuperá-la pelo próprio site. Segundo a nota enviada pelo Governo, uma nova senha será encaminhada para o e-mail cadastrado pelo servidor.

 A Folha tentou por diversas vezes o acesso ao site juntamente com um servidor estadual, mas estava dando erro no sistema.