Cotidiano

Atuação da Força Nacional em Roraima é prorrogada por seis meses

A portaria autorizando o uso da Força Nacional foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (16) e começa a valer a partir de 18 de abril até 14 de outubro de 2020

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, prorrogou pela sétima vez a atuação da Força Nacional ao Estado de Roraima e ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

A portaria autorizando o uso da Força Nacional foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) de quinta-feira (16) e começa a valer a partir de 18 de abril até 14 de outubro de 2020. Moro autorizou também, em caráter excepcional, da permanência do efetivo composto pelos reservistas da União.

Em Roraima, a Força Nacional vai atuar nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, na cidade de Boa Vista.

A primeira vez que Moro autorizou a medida foi em agosto de 2018. De lá para cá, a ação tem sido estendida para dar apoio aos órgãos de segurança pública locais.

GOVERNO – O secretário estadual de Segurança Pública, Olivan Júnior, disse que a renovação da atuação da Força Nacional dessa vez teve um caráter um pouco diferente, porque, segundo ele, foi otimizado o emprego da Força Nacional para dar mais segurança ao município de Pacaraima.

“Percebemos que não está ocorrendo nenhum problema de segurança pública em Pacaraima, em função da locação dos agentes da Força Nacional para esse município. A tendência agora, com o fechamento da fronteira Brasil com a Venezuela, é reavaliar essa questão, porque o nosso foco principal é Boa Vista”, comentou o secretário.