Cotidiano

Audiência debate ações de combate e prevenção às drogas

O ponto principal do debate foi a falta de políticas públicas em relação as ONG’s que atuam com dependentes químicos

Uma audiência pública alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas foi realizada na tarde dessa quarta-feira, 26, na Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR). O objetivo foi abordar o aumento no índice do uso de drogas nos últimos anos e promover a conscientização e prevenção no combate às drogas e o alcoolismo entre os jovens.

O debate, requerido pelo deputado Eder Lourinho (PTC), contou com a presença de políticos, autoridades de comunidades terapêuticas e organizações não governamentais (ONG’s) que atuam no combate e tratamento de dependentes químicos, como a Casa do Pai, que hoje tem 25 internos entre 18 e 40 anos.

Para o deputado, a avaliação da audiência foi satisfatória. “O que mais foi debatido foi a falta de políticas públicas. Tem audiência, mas falta recursos para investimento. Agora, depois de ouvir as demandas, serão pensadas ações e emendas destinadas a essas instituições que trabalham diretamente com essas pessoas”, declarou.

Um dos diretores, Rainer Oliveira, explicou que a internação dura seis meses, podendo ser renovada caso seja preciso. No local, os internos têm aulas e atividades de recreação, além de receberem atendimento de psicólogos e médicos. Atualmente, a Casa do Pai conta com a ajuda de 30 voluntários.

“Estamos de portas abertas para ajudar quem estiver precisando e também para receber qualquer tipo de doação”, contou.

Assim como a Casa do Pai, o Recanto de Davi também esteve presente na audiência. Instalado há pouco mais de um ano, o espaço atualmente abriga 22 alunos, apesar de ter capacidade para atender 55 pessoas. “Nós trabalhamos com o defeito de caráter. A droga é apenas uma consequência”, destacou o coordenador interino, pastor Igor.

No Recanto, os alunos também recebem atendimento psicológico e médico, além do estudo bíblico, cultos e o curso de Construção Civil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Jocelino da Silva, de 43 anos, é um dos alunos do Recanto de Davi. Completando cinco meses no local nesta quarta-feira, ele celebrou a “limpeza” e contou que busca a melhoria interior a cada dia.

“A internação foi uma decisão minha, pela decadência que eu estava vivendo no mundo das drogas, da bebida e pelo que eu estava causando a mim e à minha família”, falou.

Após 15 dias de internação, ele disse que descobriu uma paixão ao assumir a área de panificação. Desde então, às quintas-feiras e sextas-feiras, Jocelino produz cerca de 1400 pães que são distribuídos aos imigrantes que residem na Rodoviária Internacional de Boa Vista no sábado pela manhã.

“Mês que vem, até completar os nove meses, eu começo a passar três dias na cidade para me ressocializar e ver como está meu fortalecimento”, destacou.

CASA DO PAI – Para doar ou se tornar um voluntário, basta entrar em contato pelo telefone 99146-7580.

RECANTO DE DAVI – Para qualquer tipo de doação, basta entrar em contato pelo telefone 99111-700.

Publicidade