Cotidiano

Audiência discutirá medidas contra impactos da migração em Pacaraima

Presidente da Câmara do município disse que, se nada for resolvido, mesmo após o evento, moradores e políticos locais vão organizar um protesto que culminará no bloqueio da BR-174

Moradores, políticos e representantes de entidades de Pacaraima marcaram para o próximo dia 16, às 13h, na quadra coberta do município, uma audiência pública para debater medidas contra os impactos negativos da migração venezuelana na cidade, que faz fronteira com o país vizinho.

Além disso, a reunião definiu uma comissão de vereadores e moradores do munícipio, que irá a Brasília para discutir com parlamentares federais de Roraima as alternativas contra o caos social enfrentado por Pacaraima. Comunidade local reclama que o município enfrenta uma nova crescente no número de roubos e furtos, e relaciona-nos à vinda dos migrantes ao Brasil.

A audiência foi marcada durante reunião de emergência nessa quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Pacaraima. Estavam no encontro o prefeito Juliano Torquato (Republicanos) e o vice Simeão Peixoto (PV), vereadores e moradores de Pacaraima, além de representantes da Receita Federal, da instituição de ajuda humanitária Cruz Vermelha, de comunidades indígenas e de empresários locais.


Reunião foi realizada na Câmara Municipal de Pacaraima (Foto: Divulgação)

Os organizadores da audiência vão convidar representantes de entidades que tratam do processo de migração, como os Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU), o Tribunal de Justiça, as Polícias Militar (PM), Civil (PC) e Federal (PF), o Exército Brasileiro e agências humanitárias.

A presidente da Câmara Municipal de Pacaraima, vereadora Dila Santos (Solidariedade), disse que, se nada for resolvido, mesmo após a audiência, moradores e políticos locais vão organizar um protesto que culminará no bloqueio da BR-174.

O presidente da Associação Comercial Empresarial de Pacaraima (Acep), João Kleber, sugeriu, durante a reunião dessa quarta, a criação de mais um posto para melhorar o controle da passagem de migrantes para o lado brasileiro.