Cotidiano

Audiência pública debate como compensar perdas da classe artística em RR

Meta é garantir que o orçamento, no valor de quase R$ 3 milhões, seja investido na cultura; evento será nesta terça-feira, 7, na ALE-RR

Para discutir como compensar as perdas da classe artística durante a pandemia, será realizada nesta terça-feira (7), a partir das 14h, no auditório Noêmia Bastos, uma audiência pública. A iniciativa é da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).    
 
O deputado Evangelista Siqueira (PT), presidente da Frente Parlamentar, disse que a meta é garantir que o orçamento, no valor de quase R$ 3 milhões, seja investido na cultura. 
 
“A urgência dessa discussão se faz em cima do orçamento que tramita na Casa e será aprovado na próxima semana. Vamos discutir na audiência o fomento à cultura e como implementar o orçamento para o setor em 2022 de forma a atender exclusivamente esse segmento”, explicou.
 
Conforme detalhou, a Frente Parlamentar formada por dez deputados já se reuniu com os artistas, os quais enumeraram diversas situações que, no entendimento deles, não beneficiam a classe. 
 
“O segmento não se sente contemplado, por exemplo, com o Governo do Estado fazer o arraial e a festa de Réveillon. Isso, por si só, não representa o segmento cultural. Eles querem ter a autonomia de concorrer a editais e de verem suas obras serem financiadas por mecanismos públicos financeiros”, esclareceu. 
 
Segundo o parlamentar, os trabalhos estão avançados na Comissão de Orçamento da Casa, para ver quanto existe de fato para aplicar no setor cultural e de que forma será aplicado.  
 
A preocupação de Siqueira se deve ao fato de que, muitas vezes, o gestor da pasta realoca o orçamento para outras áreas. “Neste caso, os artistas acabam ficando em segundo plano com o fomento à cultura. Queremos garantir que o orçamento da Secretaria de Cultura seja para contemplá-los”, disse. 
 
Foram convidadas para participar da audiência todas as pessoas envolvidas com o setor artístico. Na lista, estão ainda representantes da Secretaria de Cultura, Conselho de Cultura e o setor de planejamento da Assembleia Legislativa. 
 
“Vamos fazer uma força-tarefa para saber qual é o plano de trabalho da Secretaria Estadual de Cultura para 2022, verificar se o que está nele condiz com o orçamento para o fomento à cultura e garantir o investimento do valor exatamente nesse setor. Todos que fazem cultura no Estado estão convidados a participar”, disse o deputado.