Cotidiano

Audiência pública debate valorização da capoeira em Roraima

O encontro ocorrerá na próxima segunda-feira (25) no plenário da Assembleia Legislativa

Aulas de capoeira no ensino público, valorização do profissional e do mestre de capoeira,  apoio em eventos culturais e acesso aos espaços públicos que estejam desocupados para inserir seu projeto social. Essas são algumas das demandas debatidas na audiência pública que irá ocorrer na próxima segunda-feira (25) no plenário da Assembleia Legislativa. O evento é realizado pela Federação Roraimense de Capoeira, com apoio de instituições ligadas ao movimento.

De acordo com o presidente da Ferrcap, Jefferson Dias (contramestre Biriba), a ideia da audiência pública é fomentar a arte da capoeira, não apenas em datas voltadas para a cultura afro-brasileira, mas durante o ano inteiro.

“Além de recursos e políticas públicas específicos  para o fomento da capoeira no estado de Roraima, esses tópicos fazem toda a diferença para aqueles que se ofertam para que a cultura, a sua tradição, sua linguagem, sua identidade permaneça ecoando de geração a geração. A capoeira de Roraima, por meio do seu coletivo da Salvaguarda e da Ferrcap está lutando para construir uma nova história, focados no fortalecimento da capoeira, valorização e reconhecimento do profissional da capoeira no Estado” explicou.

A associação pede que os capoeiristas que possuem em suas vivências ao longo do desenvolvimento político, social, econômico e cultural  que compartilhem essas experiências e sua trajetória durante a audiência.

“Convidamos a todos aqueles que direta ou indiretamente lutam por valorização de nossa cultural, juntamente com seus alunos, que são a prova de que a ferramenta educacional da capoeira é poderosa pra mudar barreiras sejam elas de qualquer natureza” disse.