Cotidiano

Audiência pública discute retomada de aulas presenciais no estado

O assunto será o tema abordado na audiência pública virtual promovida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Roraima, nesta sexta-feira (18), a partir das 15h. 

Com o retorno das atividades comerciais, quando lojas, restaurantes, academias e outros setores voltaram a funcionar em Roraima, uma questão que ainda se discute é a retomada das aulas presenciais.

Esse assunto será o tema abordado na audiência pública virtual promovida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Roraima, nesta sexta-feira (18), a partir das 15h. 

A necessidade de discutir sobre o retorno das aulas surgiu em uma reunião da comissão ocorrida no dia 4 de setembro, após os membros analisarem documentos enviados pelos pais e pelo Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima), solicitando essa audiência pública.

“O intuito é exatamente discutir um possível retorno das aulas de forma presencial. Essa testagem em massa que o Governo e Prefeitura estão promovendo, é no intuito de iniciar as aulas? Se há essa possibilidade, que metodologias estão sendo pensadas para garantir a segurança dos professores, demais profissionais das escolas, também para a segurança das crianças”, questionou o presidente da comissão, o deputado estadual Evangelista Siqueira (PT).  

A audiência pública terá a participação da população no plenário Noêmia Bastos Amazonas, mas por conta da covid-19, a audiência será virtual.

“As pessoas poderão se manifestar [nas redes sociais], nós teremos uma equipe colhendo essa manifestação e fazendo os apontamentos na audiência pública. Será on-line, mas nem por isso nós deixaremos de ouvir a população”, informou Evangelista.  

Para compreender os desafios e as possibilidades que poderão ser adotadas nesse cenário, foram convidadas as autoridades da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), secretarias estaduais e municipais de Educação, Sinter, Ministério Público, Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM), Defensoria Pública e representantes de pais e alunos. 

O debate será transmitido pela TV Assembleia (canal 57,3) e pelas redes sociais (@assembleiarr).