Cotidiano

Aulas remotas retornam no dia 20 de julho

O retorno presencial na rede estadual deve ocorrer de forma escalonada ou rodízio

Os 77 mil estudantes da rede estadual de ensino do Governo de Roraima retornam às atividades remotas vinculantes no dia 20 de julho, próxima terça-feira, após o recesso escolar.

A data do retorno das aulas presenciais ainda não está definida, mas o Governo do Estado já planeja essa retomada, obedecendo todos os protocolos sanitários exigidos em função da pandemia. Está reformando e revitalizando escolas, além de aquisição de mobiliário e material didático.

Uma das medidas adotadas para promover um retorno seguro está a aquisição de 1.202 totens de álcool em gel para as escolas além de materiais e produtos de limpeza para higienização dos ambientes educacionais.

 Dessa forma, as aulas seguem no formato remoto nas escolas da Capital, do interior e das comunidades indígenas. De acordo com o Calendário Escolar 2021, o ano letivo possui três trimestres. O primeiro foi de 03 de maio a 02 de julho. Agora, após o recesso, terá início o segundo trimestre, que vai de 20 de julho a 30 de setembro.

O terceiro trimestre está programado para o período que vai de 1° de outubro a 23 de dezembro, com a entrega das notas finais, e encerramento do ano letivo. A recuperação final será de 27 a 31 de dezembro e as férias de fim de ano serão de 27 de dezembro a 25 de janeiro de 2022.

 “Alertamos aos pais e responsáveis para que acompanhem a vida escolar dos filhos, sejam as atividades on-line e ou impressas que devem ser retiradas nas escolas. A frequência dos estudantes é registrada pelas atividades realizadas e percebemos que em algumas escolas não há retorno dos estudantes”, disse Raimunda Rodrigues, diretora do Departamento de Educação Básica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

 Ela informou que a Seed está adotando estratégias para localizar esses estudantes e trazê-los de volta à escola, para a continuidade do processo de aprendizagem e que para isso, estão sendo organizadas ações em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Conselho Tutelar.

 

AULAS PRESENCIAIS

O retorno presencial na rede estadual deve ocorrer de forma escalonada ou rodízio. Antes, será necessário formalizar um protocolo experimental de retorno gradual que será elaborado conforme relatório da vacinação dos professores, a ser emitido pela Vigilância Sanitária.

Matrículas

Os pais que desejarem matricular os filhos ainda podem procurar as escolas da rede. As matrículas podem ser efetuadas a qualquer tempo e ainda há vagas. Para o 6° ano do Ensino Fundamental existem mais de 1.300 vagas e para a 1ª série do Ensino Médio são mais de 500 vagas disponíveis nas escolas da Capital.

O pai ou responsável deve procurar a secretaria escolar da instituição de ensino pretendida para verificar a vaga e efetuar a matrícula. Os setores administrativos das escolas estão funcionando em horário comercial, seguindo todas as medidas de segurança em saúde, para atendimento à comunidade escolar.

Caso o pai ou responsável não encontre a vaga na escola, poderá dirigir-se à Central de Matrículas que funciona na antiga escola Princesa Isabel, localizada na Avenida Sílvio Botelho, n° 249, Centro, (próximo ao terminal de ônibus), no horário das 8h às 13h.

Segundo o Censo Escolar da Educação Básica, em Roraima existem 369 escolas e 77.412 alunos matriculados. Em Boa Vista são 57 escolas e 43.956

 

Publicidade