Cotidiano

Aumenta procura por máscaras e álcool em gel nas farmácias

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

O avanço do Coronavírus (Covid-19) em todo mundo tem preocupado as autoridades de saúde pública, principalmente no Brasil, que confirmou nesta quarta-feira (26) o primeiro caso da doença na América Latina. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o paciente infectado tem 61 anos, mora em São Paulo e voltou de uma viagem recente da Itália. Ele estava assintomático e procurou atendimento médico com sintomas respiratórios alguns dias depois.

Em Roraima, os cuidados devem ser redobrados, ainda mais por conta de uma possível subnotificação de casos de pessoas infectadas na Venezuela.

A preocupação da população já é visível pela procura de produtos de proteção contra o vírus. Muita gente tem buscado as farmácias para comprar máscaras e álcool em gel volume 70o. Em um estabelecimento do bairro Aparecida, as vendas desses produtos aumentaram mais de 100% desde o surgimento das primeiras notícias sobre a nova doença.

“Inclusive fizemos o pedido de renovação de estoque, não só de máscaras e álcool em gel, mas também de luvas”, disse Frankherick Faustino, gerente comercial da drogaria.

O representante da loja ressaltou que o estabelecimento já vem se preparando e reforçou o estoque de produtos em 300%. “Esse aumento atingiu principalmente o álcool em gel, comparado ao que tínhamos hoje”, completou.

Outras farmácias da capital também têm registrado certo aumento de vendas de luvas, máscaras e álcool em gel e elas vêm se preparando para uma possível procura em massa, a exemplo de uma loja localizada no Bairro dos Estados.

Farmacêutico dessa drogaria, Anderson Magalhães ressaltou a procura pelo álcool em gel volume 70o, por parte do público, por já ser um costume o cuidado pela assepsia das mãos e ser eficaz não só contra o Coronavírus, mas também com outros vírus e bactérias.

Magalhães pontuou que a loja possui suporte para uma possível venda em massa e enumerou alguns aspectos da doença que já foram identificados.

“Até onde se sabe, o vírus é muito resistente em locais frios, agora em lugares mais quentes, com temperaturas a partir de 27º C, ele não resiste. Então não acredito que irá ocorrer uma infecção aqui em Roraima, justamente por conta desse calor”, concluiu.

Os cuidados para evitar contaminação com germes, de uma maneira geral, é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, desde o antebraço e embaixo das unhas, usar álcool em gel e evitar contato com áreas geralmente contaminadas como maçanetas de portas, corrimão de escadas. 

SESAU – A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que informou que não poderia atender à demanda da equipe da Folha, “uma vez que o médico infectologista que faz parte do Processo de Construção do Plano de Contingenciamento ao Coronavírus está fora do Estado, retornando apenas na noite desta sexta-feira”. 

Informou ainda que será realizada uma entrevista coletiva na segunda-feira, 02, às 9h30, quando a Sesau prestará todos os esclarecimentos a respeito das ações definidas para Roraima.