Cotidiano

Ausência de farmacêutico prejudica retirada de insulina em UBS

A Prefeitura informou que a responsável pelo setor precisou se ausentar por motivos de saúde

Portadores de diabetes tiveram uma surpresa desagradável nesta segunda-feira, dia 22, ao tentarem fazer a aquisição de insulina por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro 31 de Março. O problema, segundo apuração realizada pela FolhaWeb, foi ocasionado pela ausência da farmacêutica do local.

Uma aposentada de 79 anos, procurou a unidade no início desta tarde e foi informada de que a profissional responsável pelo repasse do medicamento havia se ausentado por motivos pessoais e que por esse fato, o serviço não poderia ser realizado.

“Simplesmente disseram que a farmacêutica foi acompanhar a mãe no médico e que não havia outra pessoa para repassar insulina. Agora o que fazer? É justo eu interromper meu tratamento?”, comentou.

A mulher relatou ainda que não houve qualquer direcionamento sobre quem ela deveria recorrer ou uma previsão de quando o serviço será retomado. A reportagem entrou em contato a Prefeitura de Boa Vista, que informou que o atendimento seja normalizado amanhã, dia 23.

“A prefeitura orienta aos pacientes cadastrados para o recebimento das insulinas, que em casos como esse podem procurar diretamente a Superintendência de Atenção Farmacêutica (SAF)”, completou em nota.

Ainda segundo a Prefeitura, todas as unidades básicas de saúde têm profissionais nas farmácias regularmente, que é comum, e também um direito do trabalhador, que ocasionalmente os profissionais saiam de férias ou até mesmo precisem se ausentar por licença ou atestado médico.

“Nos casos em que há um aviso prévio, a prefeitura busca remanejar profissionais para que o atendimento não seja prejudicado”, frisou.

A nota encerra ressaltando que a farmácia da UBS do 31 de Março possui uma farmacêutica com uma carga horária de 40 horas, atendendo nos dois horários. No entanto, hoje a profissional atendeu pela manhã e na parte da tarde se ausentou por motivos de saúde.

VEJA MAIS:

Cerca de 80% de diabéticos podem ter doenças cardiovasculares