Cotidiano

Auxiliares de enfermagem estão insatisfeitos com PCCR da Saúde

Profissionais alegam que não houve participação da categoria na elaboração da minuta do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração

Descontentes com a minuta do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Secretaria Estadual de Saúde (PCCR/Sesau), membros de uma comissão formada por auxiliares de enfermagem estiveram, nessa terça-feira (24), na FolhaBV. 

Segundo Reginaldo da Silva, auxiliar de enfermagem no Hospital Geral de Roraima (HGR), não houve participação da categoria na elaboração da minuta. “Além disso, há uma grande diferença salarial entre auxiliares e técnicos em enfermagem, ambos cargos de nível médio, que possuem praticamente as mesmas atribuições”, explicou ele. 

“O que nós queremos é que os auxiliares de enfermagem sejam ouvidos e possam participar da elaboração dessa minuta, que na nossa opinião deve ser reconsiderada, até para evitarmos conflitos de competência entre os profissionais”, disse Reginaldo.

OUTRO LADO – A Secretaria de Gestão Estratégica e Administração, por meio de nota, informa que para elaboração da minuta do PCCR da Saúde, foram realizados 12 encontros presenciais dos técnicos do Instituto de Modernização Pública (IMP), em uma “escuta ativa” com todas as categorias de forma coletiva e individual, inclusive com a categoria dos auxiliares de enfermagem. 

A Segad informa ainda que realizou uma projeção de cálculo, baseada na legislação vigente. A minuta do PCCR foi apresentada aos representantes das categorias, com a presença da secretária da Segad, Betânia Avelino, e técnicos do IMP, seguindo para a Casa Civil, que encaminhou o projeto de lei para a Secretaria de Saúde encaminhar ao Conselho de Saúde.